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Interior Sexta-feira, 25 de Setembro de 2009, 13:58 - A | A

Sexta-feira, 25 de Setembro de 2009, 13h:58 - A | A

Governo assina termo de transferência da Ponte Paulicéia-Brasilândia ao Dnit

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

O governador do Estado de São Paulo, José Serra, com a participação da Secretaria de Saneamento e Energia, assina hoje à tarde o termo que autoriza a Companhia Energética de São Paulo (CESP) a transferir a Ponte Paulicéia-Brasilândia ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). O evento será realizado na própria ponte, às 15h30. Na ocasião, será liberado o tráfego sobre a ponte, utilizando os acessos existentes para a travessia no local, que é feita atualmente por balsas.

O Dnit, com a transferência, ficará responsável pela guarda e fiscalização do patrimônio e já está providenciando a execução dos acessos definitivos à ponte, tanto do lado paulista, como do lado sul-mato-grossense.

A ponte, com uma extensão de 1.700 metros, porá fim à lenta travessia do rio por balsas. Com ela, a produção do Mato Grosso do Sul escoará com mais facilidade: esta será a primeira via de acesso da região rumo ao estado de São Paulo – onde se concentram não apenas portos e centros de distribuição, mas também boa parte de seu mercado consumidor. O trajeto vai beneficiar toda a região, reduzindo sensivelmente as distâncias entre centros produtores e centros de consumo e exportação, beneficiando diretamente a economia e propiciando a integração regional entre os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

A nova ponte é uma obra compensatória para as cidades afetadas pela construção pela CESP da Usina Hidrelétrica Engenheiro Sergio Motta (Porto Primavera). Em julho de 1998, foi firmado um acordo entre a CESP e a Associação dos Municípios da Nova Alta Paulista (AMNAP). As obras estruturais da ponte ficaram a cargo da CESP. A primeira parte, composta pela infraestrutura, ou seja, fundações e blocos, e pela estrutura intermediária, isto é, pilares e vigas travessas, foi finalizada em novembro de 2001, a um custo de R$ 83 milhões, assumido totalmente pela CESP.

A segunda parte da obra, que contempla a superestrutura da ponte – vigas, lajes, pilares centrais, estais, pavimentação, sinalizações, construção e instalação dos flutuantes para proteção dos pilares do vão de navegação – também está pronta, a um custo de R$ 82 milhões, dos quais R$ 16,4 milhões desembolsados pelo governo paulista, sendo o restante assumido pelo Dnit. A construção dos acessos à ponte, tanto do lado paulista quanto sul-mato-grossense, é de responsabilidade do Dnit e está previsto o investimento de R$ 28 milhões, e sua construção já está em processo de licitação. (Com informações do site Perfil News)

Por Alessandro Perin (www.capitalnews.com.br)

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