Campo Grande 00:00:00 Sexta-feira, 09 de Maio de 2025


Interior Sexta-feira, 25 de Julho de 2008, 14:39 - A | A

Sexta-feira, 25 de Julho de 2008, 14h:39 - A | A

Governador abre Semana da Agricultura Familiar em Dourados

Da Redação - (DA)

iniciou nesta quinta-feira (24) no município de Dourados, a 2ª Semana da Agricultura Familiar de Mato Grosso do Sul, a 4ª Feira Estadual de Sementes Crioulas e a 2ª Mostra de Tecnologias para a Agricultura Familiar.

Realizado pela Federação da Agricultura Familiar (FAF), em parceria com o governo do Estado por meio da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), prefeitura de Dourados, Embrapa e outras instituições, o encontro tem como objetivo, proporcionar troca de experiências e aquisição de conhecimento aos agricultores familiares, além de mobilizar a sociedade para a importância do segmento.

Na abertura do evento, o governador André Puccinelli destacou os investimentos que estão sendo feitos pelo governo do Estado em parceria com o governo federal em benefício da agricultura familiar. “Entendemos que para produzir e obter renda, a agricultura familiar necessita de organização, planejamento, assistência técnica e financiamento.

E quem auxilia o agricultor em nosso governo, na busca por esses elementos é a Agraer, que está sendo dinamizada por meio da contratação de servidores e pela promoção de melhorias em sua estrutura logística”, salientou o governador.

A estimativa da feira é de que em torno de 1500 visitantes passem pelo evento, que tem em sua programação, palestras, mini-cursos, painéis e visitas a unidades demonstrativas de pesquisa. Quem visitar a feira encontrará também, uma exposição com produtos oriundos da agricultura familiar de diversos municípios do Estado como doces, queijos, geléias, iogurtes, café, sementes e artesanato.

Para o produtor do assentamento Itamarati, localizado no município de Ponta Porã, Vitor Carlos Neves, a expectativa para os quatro dias de evento é positiva. Ele levou para a feira, produtos orgânicos como soja e ervilha, além de doces derivados do amendoim. “Esse é o tipo de evento muito positivo para nós, agricultores familiares, pois permite que a população conheça e adquira nossos produtos, gerando renda às nossas famílias”, comenta Vitor.

De acordo com o Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), a agricultura familiar responde por 56% do leite, 67% do feijão, 89% da mandioca, 70% dos frangos e 75% da cebola produzidos no país.Ao todo, 70% dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros são produzidos pelo segmento.

“Diante de dados que mostram uma produção tão significativa para o país, a agricultura familiar ocupa um papel preponderante neste momento da economia mundial, em que a demanda de alimentos vem aumentando e o estoque encontra-se cada vez mais reduzido.Para se ter uma idéia, pesquisas apontam que estamos vivenciando o momento com menor estoque de arroz já presenciado no mundo, com capacidade suficiente para abastecer a população mundial apenas nos próximos 38 dias”, analisou o chefe-geral da Embrapa Agropecuária Oeste, Fernando Mendes Lamas.

Para o diretor-presidente da Agraer, José Antônio Roldão, a agricultura familiar é um segmento de resposta rápida, capaz de reverter a crise econômica atual. “Acredito que com os investimentos que estão sendo feitos, os agricultores conseguirão aumentar sua produção e acalmar esta crise de alimentos”, avaliou Roldão.

A abertura do evento contou com a presença do governador André Puccinelli; do senador Valter Pereira; do prefeito de Dourados, Laerte Tetila; do diretor presidente da Agraer, José Antônio Roldão, além do superintendente regional do Incra, Flodoaldo Alves; do superintendente da Conab, Alfredo Sérgio Rios; do coordenador da FAF/MS, Paulo César Faria; do superintendente do Banco do Brasil, Caio Neves, entre outras autoridades.

O encontro segue até o próximo domingo (27) e acontece no pátio do Estádio Douradão, ao lado do Pavilhão de Eventos da Prefeitura Municipal de Dourados.(Com Assessoria)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS