Com a privatização das estradas federais que cortam Mato Grosso do Sul, em 1.423 quilômetros das BRs 163, 262 e 267, trafegar pelas rodovias não será mais de graça, pois passarão a ter praças de cobrança de pedágios nas principais ligações com os estados e também no interior do Estado.
Conforme o levantamento apurado pela reportagem do Capital News, o provável trecho mais caro para os motoristas será na BR-163, entre Campo Grande e Rio Verde. A rodovia será privatizada de ponta a ponta, partindo de Mundo Novo, na divisa com o estado do Paraná, até Sonora, na divisa com Mato Grosso.
Segundo a tabela de preços divulgada pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), os motoristas que precisarem viajar saindo de Dourados rumo à Campo Grande pela BR-163, passarão a desembolsar R$ 30,20 de pedágio. O valor é correspondente ao trajeto de ida e volta entre as duas maiores cidades do Estado. Ainda conforme a tabela de valores divulgada, a primeira parada – no sentido Dourados – Campo Grande – custará R$ 7,20, enquanto a outra, R$ 7,90.
Durante o percurso entre Dourados e Campo Grande, haverá duas praças de pedágio, uma no km 314 da rodovia, próximo a Rio Brilhante e a outra perto da capital, no km 429. Nesse deslocamento de Dourados a Campo Grande, quem preferir não pagar, terão a opção de se deslocar pela MS-157 até Maracaju e de lá seguir pela MS-162 e MS-060, aumentando o trajeto em aproximadamente 34 km. O desembolso dos pedagios ira infuenciar diretamente nos custos de produção so setor produtivo tanto do agronegocio como industrial.
Sul e Sudeste – Quem estiver em Dourados e precisar viajar para a região Sul do Mato Grosso do Sul ou o Paraná, desembolsarão um pouco mais para ir e voltar pela via, R$ 38,40 em pedágios. Os pontos de pagamento estão nos municípios de Caarapó, R$ 7,10, Naviraí, R$ 7,30 e Mundo Novo, R$ 4,80, próximo da divisa com o Estado vizinho.
De acordo com nota divulgada pela ANTT, os pontos a ser explorados após as concessões abrangem as BR’s 163, 262 e 267. A primeira será repassada de forma integral, enquanto as outras duas, apenas alguns trechos.
No total, mais de 1,4 mil quilômetros de rodovias serão privatizados em Mato Grosso do Sul, passando por 29 municípios. Elas fazem parte de um projeto do governo federal em modernizar as estradas estatais do País.
A cobrança do pedágio só poderá acontecer após a conclusão dos trabalhos iniciais das concessionárias, incluindo a duplicação de pelo menos 10% de cada trecho. Ainda conforme a agência, o trajeto concedido deverá estar duplicado em até cinco anos após apresentada a empresa vencedora.
Conforme o planejamento, deverão ser implantadas nas estradas com pedágios do Estado durante os 25 anos de direito de exploração, 120 interseções, 29 passarelas para a travessia de pedestres, quatro melhorias de acesso, o total de 45,4 km de vias marginais em travessia urbana e outros 20,4 km de contorno nos municípios de Caarapó, distrito de Vila Vargas em Dourados, Três Lagoas, Mundo Novo e Eldorado.