Campo Grande Quarta-feira, 29 de Maio de 2024


Eventos Quinta-feira, 27 de Novembro de 2008, 08:27 - A | A

Quinta-feira, 27 de Novembro de 2008, 08h:27 - A | A

Concurso Miss Penitenciária tem grande final hoje

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

Acontece hoje (27) o concurso que irá eleger a mais bela interna dos presídios do Estado. A 1ª edição do “Miss Penitenciária MS” reunirá uma representante de cada uma das sete unidades penais femininas de regime fechado de MS escolhidas em seleções locais (na foto, a representante da capital). O evento será no Estabelecimento Penal Feminino “Irmã Irma Zorzi” (EPFFIZ), com início às 9h.

O concurso é uma iniciativa pioneira realizada pela Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Mulher do governo do Estado em parceria com a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), e tem por objetivo contribuir com a elevação da auto-estima das detentas, colaborando, assim, com a ressocialização.

O desfile vai ser aberto às internas do EPFIIZ, que receberão como brinde camisetas na cor Pink com a mensagem “Unir pela Beleza, Ressocialização e Dignidade”. “O concurso também representa uma forma de promover maior integração das internas, daí a importância de ser feito dentro de um estabelecimento penal”, ressalta a chefe da Divisão de Promoção Social da Agepen, Jane Maria Stradiotti, uma das organizadoras do evento.

Para a coordenadora Estadual de Políticas Públicas para mulheres, Carla Stephanini, iniciativas como esta contribuem para o processo de reinserção social. Segundo ela, o governo estadual tem adotado uma política de atenção especial para com as mulheres em situação de prisão.

O desfile

As sete concorrentes – que representam os estabelecimentos penais femininos de Bataguassu, Campo Grande, Corumbá, Ponta Porã, Rio Brilhante, São Gabriel D’Oeste e Três Lagoas – desfilarão numa passarela de dez metros, montada na quadra do presídio feminino da Capital. A decoração e a coreografia do desfile são assinadas pelo carnavalesco Waldir Gomes.

As candidatas se apresentarão nos trajes esporte, banho (maiô e canga) e gala (vestido longo). Elas serão avaliadas nos quesitos beleza, simpatia, postura, elegância e desenvoltura. As concorrentes terão direito à produção de cabelo e maquiagem feitos por profissionais.

Foram convidados para compor o corpo de jurados a 1ª dama do Estado, Elizabeth Puccinelli, a coordenadora Estadual de Políticas Públicas para Mulheres, Carla Stephanini, o diretor-presidente da Agepen, Deusdete de Oliveira, o diretor de Assistência Penitenciária da Agepen, Alberto Gaspar Neto, a delegada titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), Lúcia Falcão, Pierri Adri, da Revista Destaque, e a representante da Secretaria Especial de Políticas Públicas para mulheres do Governo Federal, Tereza de Souza.

A vencedora levará como prêmio, além das tradicionais faixa e coroa, um televisor 20 polegadas tela plana. Já a vice-campeã ganha um aparelho de som micro-sistem e a terceira colocada receberá um ventilador. Os prêmios serão fornecidos pela Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Mulher.

Conforme a Diretoria de Operações da Agepen (DOP), para a realização do evento serão convocados agentes penitenciários e policiais militares para reforçar a segurança interna e externa do presídio.

Concurso Nacional
A Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Mulher do Governo do Estado está estudando a possibilidade de realizar, em parceria com a Secretaria Especial de Políticas Públicas para Mulheres do Governo Federal, o concurso “Miss Penitenciária” em nível nacional, com representantes de todos os Estados. A idéia é que o evento ocorra no ano que vem e Mato Grosso do Sul seja a sede do concurso. (Notícias MS)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS