Campo Grande 00:00:00 Sexta-feira, 09 de Maio de 2025


Esporte Quinta-feira, 26 de Novembro de 2015, 07:33 - A | A

Quinta-feira, 26 de Novembro de 2015, 07h:33 - A | A

Copa do Brasil

Santos vence Palmeiras e leva vantagem para jogo final da Copa do Brasil

Gabriel marcou gol da vitória, mas perdeu pênalti no início da partida que poderia ter facilitado tarefa santista

Rogério Vidmantas
Capital News

Ivan Storti/Santos FC

Santos vence Palmeiras e leva vantagem para jogo final da Copa do Brasil

Gabriel perdeu pênalti, mas marcou gol da vitória santista na Vila Belmiro

O Santos saiu na frente do Palmeiras na disputa pelo título 2015 da Copa do Brasil. Na vila Belmiro, na noite desta quarta-feira, o Peixe perdeu muitos gols, mas aproveitou uma das chances que teve e venceu o confronto de ida da decisão por 1 a 0, gol de Gabriel já no segundo tempo. O placar, porém, poderia ter sido mais folgado se Nilton não tivesse, já com o gol vazio, ter desperdiçado a chance no último lance da partida.

O resultado dá ao Santos a vantagem de jogar a partida de volta, na próxima quarta-feira (2/12), no Allianz Parque, pelo empate para conquistar o segundo título da competição. Já o Palmeiras, para ter a taça pela terceira vez, precisa vencer por dois gols de diferença. Vitória por apenas um gol, em qualquer placar, leva a decisão para os pênaltis, já que na final não há o gol qualificado.

O jogo começou com chances claras perdidas dos dois lados. Logo aos três minutos, em cobrança de falta de Robinho, Dudu tentou desviar, Vanderlei rebateu e Jackson, livre, conseguiu cabecear para fora. Três minutos depois, Arouca puxou Ricardo Oliveira na área em cobrança de escanteio. Pênalti que o árbitro Lúcio Flávio de Oliveira marcou e Gabriel, na cobrança, carimbou a trave esquerda de Fernando Prass. 

Depois desses dois lances, o Santos tomou a iniciativa do jogo e o Palmeiras, que pouco criava, se encolheu ainda mais quando perdeu Gabriel Jesus que deixou o jogo machucado aos 12 minutos. O domínio santista obrigou Fernando Prass a fazer quatro defesas difíceis antes dos 30 minutos de jogo. A postura agressiva era natural para uma equipe que faz da Vila Belmiro sua maior aliada na temporada. Mas o Palmeiras se segurou bem. Não agrediu, mas enquanto teve a bola, segurava o ritmo e freava o afã santista. O goleiro palmeirense apareceu bem mais uma vez aos 39 minutos ao evitar gol certo do artilheiro Ricardo Oliveira e foi o principal responsável pelo placar ir para o intervalo em branco.
 
O segundo tempo continuou com Fernando Prass sendo protagonista. O jogo mal tinha recomeçado quando Gabriel recebeu na entrada da área, girou, e quando chutou, viu o goleiro crescer em sua frente. De novo com os pés, Prass salvou o Palmeiras. Contando com noite iluminada do seu goleiro, o Palmeiras manteve sua ideia de jogo. Esperava o Santos e, quem sabe, chegaria ao ataque. E numa dessas escapadas, aos 5 minutos, Barrios foi lançado, colocou na frente, e, dentro da área, levou um tranco por trás de David Braz. Palmeirenses reclamaram pênalti. Luiz Flávio mandou o jogo seguir.

Aos 22 minutos, a substituição mais inusitada do jogo. O árbitro Luis Flávio sentiu um problema na panturrilha que o impedia de acompanhar os lances e cedeu lugar para o quarto árbitro, Marcelo Aparecido de Souza. A primeira atitude do novo árbitro foi amarelar Lucas, que perderia a segunda partida da final. O apitador substituto pegou um jogo quente em campo molhado, mas segurou bem a partida.

A superioridade do Santos se transformou em números aos 33 minutos em bela jogada de Gabriel. O atacante pegou sobra de bola em disputa entre Ricardo Oliveira e a zaga palmeirense, passou entre dois marcadores e tocou na saída de Prass, que desta vez nada pôde fazer.  O Palmeiras ainda perdeu o lateral Lucas, expulso aos 43 minutos e, no último lance do jogo, Ricardo Oliveira foi lançado por trás da zaga, passou por Fernando Prass e a bola sobrou limpa para Nilson tocar para o gol vazio, mas o jogador perdeu o equilíbrio e jogou a bola para fora, encerrando o jogo e deixando a disputa em aberto para a próxima semana.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS