O Estádio Mangueirão, em Belém, foi palco do histórico clássico de número 777 entre Remo e Paysandu na noite desta quarta-feira (7), válido pela partida de ida da final do Campeonato Paraense 2025.
Em um duelo eletrizante e com cinco gols, o Remo conquistou uma importante vitória por 3 a 2 sobre o arquirrival, quebrando um tabu de nove jogos sem triunfos no clássico.
A partida, colocou frente a frente os técnicos Daniel Paulista, do Remo, e Luizinho Lopes, do Paysandu. A decisão do título estadual será definida no jogo de volta, marcado para o próximo domingo (11), também no Mangueirão.
A rivalidade entre os dois maiores clubes do Pará é marcada pela disputa histórica de títulos, com o Paysandu ostentando 50 conquistas estaduais e o Remo com 47.
A responsabilidade de comandar o clássico ficou a cargo do árbitro gaúcho Anderson Daronco, profissional FIFA desde 2015. Ele foi auxiliado pelos bandeirinhas Danilo Ricardo (SP) e Rafael da Silva Alves (FIFA/RS), enquanto o VAR ficou sob o comando de Wagner Coelho (FIFA/SC).
Em campo, o Remo demonstrou mais efetividade e conseguiu superar o Paysandu em um jogo emocionante e com reviravoltas. Janderson, Klaus e Sávio marcaram os gols que deram a vitória ao Leão, enquanto Rossi e Benítez descontaram para o Papão.
O clássico foi marcado por um lance dramático no segundo tempo, quando Novillo (Paysandu) e Jaderson (Remo) se chocaram violentamente em uma disputa aérea. A gravidade da colisão paralisou o jogo por longos minutos, com a entrada da ambulância para prestar socorro aos atletas. Jaderson, que chegou a ficar inconsciente, e Novillo foram encaminhados ao hospital para exames, gerando apreensão em ambas as torcidas.
Apesar do susto e da preocupação com a saúde dos jogadores, a vitória do Remo representou um marco importante, encerrando um jejum de nove clássicos sem triunfos sobre o Paysandu.
A última vitória azulina havia sido na semifinal da Copa Verde de 2022. Com a vantagem no placar, o Remo agora se prepara para o aguardado jogo de volta, no próximo domingo (11), às 16h(MS), no estádio Mangueirão, pelo segundo jogo da final do Campeonato Paraense 2025. O Remo entra em campo com a esperança de confirmar o título paraense e coroar a quebra do tabu com a taça estadual.
A partida, terá novamente a transmitida ao vivo pela TV Cultura do Pará e no seu canal do YouTube, a equipe que levantar a taça vai contribuir para a sequência da temporada, incluindo a disputa do Campeonato Brasileiro da Série B 2025, onde ambos os clubes buscam se firmar.