Bruno Cantini/CAM

Vitória ajuda Santos a garantir lugar na Sul-Americana e atrapalha luta do Galo por Libertadores
O Santos se despediu de sua torcida no Campeonato Brasileiro com vitória. Neste sábado (24), abrindo a 37ª rodada, o Peixe recebeu o Atlético-MG e fez 3 a 2, atrapalhando a vida do adversário que esperava já nesta rodada confirmar a vaga na Libertadores. O resultado colocou o Santos momentaneamente na nona colocação, com 50 pontos. Já o clube mineiro segue na sexta posição, com 56 pontos conquistados e pode ser alcançado pelo Atlético-PR que joga neste domingo contra o Ceará-CE, em casa.
A partida teve tom de despedida, não apenas por ser o único jogo do clube como mandante na temporada. O técnico Cuca vai se afastar do clube para fazer um tratamento de saúde, o artilheiro Gabriel deve retornar ao futebol europeu e o meia Renato pendura as chuteiras após o Brasileirão.
Jogo
O primeiro tempo do jogo na Vila Belmiro foi movimentado e com muitos gols. Logo no primeiro minuto, Carlos Sánchez cobrou falta com muita categoria para fazer o primeiro do Peixe. A resposta do Galo foi imediata. Aos três minutos, Ricardo Oliveira invadiu a área e bateu colocado rente à trave. Já aos 16, o atacante apareceu de novo para o Atlético, mas dessa vez não perdoou. O camisa 9 recebeu na entrada da área, girou e bateu no cantinho sem chances para o arqueiro. Apesar do empate mineiro, foi o Santos que dominou o restante da primeira etapa. Na casa do 20 minutos foram três chances para os paulistas. A insistência do Peixe surtiu efeito, aos 33. Felippe Cardoso tabelou com Pituca, driblou o marcador e chutou forte para colocar o time da Vila novamente na frente. Na sequência, Gabriel ampliou a vantagem. O atacante recebeu dentro da área e tocou na saída do goleiro.
O Atlético marcou o segundo logo aos sete minutos do segundo tempo. Ricardo Oliveira aproveitou cobrança de escanteio e com muito oportunismo balançou as redes. Depois do gol o ritmo do duelo diminuiu. O Peixe voltou a levar perigo aos 25 minutos. Em bola cruzada na área, González pegou a sobra, finalizou e Victor apareceu para salvar o Galo. Aos 31, após expulsão de Carlos Sánchez, os mineiros ficaram com um jogador a mais em campo. Com a superioridade numérica, os atleticanos buscaram o empate, mas esbarraram na boa marcação santista que segurou a vitória até os minutos finais da partida.