Campo Grande 00:00:00 Sexta-feira, 09 de Maio de 2025


Esporte Quarta-feira, 02 de Dezembro de 2015, 12:57 - A | A

Quarta-feira, 02 de Dezembro de 2015, 12h:57 - A | A

Final da Copa do Brasil

Palmeiras e Santos decidem quem será o campeão da Copa do Brasil

Peixe joga por um empate no Allianz Parque, enquanto o Verdão precisa abrir dois gols de diferença

Rogério Vidmantas
Capital News

Reprodução

Palmeiras e Santos decidem quem será o campeão da Copa do Brasil

Dorival Júnior e Marcelo Oliveira, os comandantes dos finalistas da Copa do Brasil

A Copa do Brasil 2015 termina nesta quarta-feira (2) e os finalistas Palmeiras e Santos chegam ao jogo final com o único objetivo de salvar o ano e estar na Copa Libertadores 2016. Os dois times abriram mão do Campeonato Brasileiro nas últimas rodadas, primeiro o Verdão e depois o Peixe, e o título desta noite deve dar tranquilidade para o vencedor e deixar uma pressão enorme para o adversário, principalmente para Marcelo Oliveira que, se não vencer, pode até perder o cargo.

No primeiro jogo, o Santos venceu por 1 a 0, gol de Gabriel, e levanta a taça com um empate. O Palmeiras precisa de uma vitória por dois gols de diferença, não importando o placar, já que o gol qualificado não faz parte da decisão. Vitória verde por um gol a mais leva a disputa para a cobrança de pênaltis. Coincidentemente, os dois times decidiram o Campeonato Paulista e o título saiu apenas nos penais.
 
Salvar o ano
O Palmeiras iniciou 2015 prometendo grandes mudanças. Primeiro trouxe o diretor de futebol que conduziu o Cruzeiro ao bicampeonato nacional. Alexandre Mattos contratou mais de 25 jogadores e o técnico Oswaldo de Oliveira. Foi vice do Paulistão (derrotado nos pênaltis para o Santos) e após um início ruim no Brasileirão, trocou os Oliveiras. Veio Marcelo, o bicampeão brasileiro.

Uma arrancada que colocou a equipe no G4 fez parecer que o Brasileirão seria de alegrias, mas logo veio uma sequência de jogos ruins. E antes de pegar o Santos, a soma é de seis jogos sem vencer no Brasileirão e a 11ª posição. A final da Copa do Brasil é a única chance de Marcelo Oliveira fortalecer seu trabalho para 2016. Finalista outras três vezes, tenta seu primeiro título.

O Santos viu 2015 começar com uma expectativa nada otimista. Primeiro, jogadores entraram na Justiça contra o clube por conta de salários atrasados (Arouca e Aranha, hoje no Palmeiras, foram alguns deles). Depois, cheio de dívidas, o Santos não vislumbrava um ano de conquistas.

Mas veio o Paulistão e com ele uma campanha honesta e vencedora. Mas Enderson Moreira, mesmo invicto com a equipe no ano, foi demitido. A diretoria alegou que o técnico mantinha os jovens da equipe no banco, especialmente "Gabigol". Marcelo Fernandes, da comissão técnica fixa do clube, assumiu e conduziu o time até o título estadual.


Eliminou o São Paulo na semifinal e na decisão passou pelo Palmeiras (perdeu por 1 a 0 na ida e, depois de um 2 a 1 na Vila, superou o rival nos pênaltis. Um cenário muito parecido ao da final desta Copa do Brasil).

Divulgação

Arena Palmeiras

Todos os ingressos foram vendidos para grande final da Copa do Brasil entre Palmeiras e Santos


 
O Santos campeão logo virou presa fácil no Brasileirão e após rodadas na zona de rebaixamento, decidiu por nova mudança no comando da equipe. Foi aí que convocou a volta de Dorival Júnior, o técnico que conduziu a equipe ao título da Copa do Brasil de 2010. Cinco anos depois, pode se tornar o primeiro técnico a vencer o torneio pelo mesmo clube duas vezes.

Tanto Santos como Palmeiras abriram mão da briga pelo G4 por algo muito maior: um título. Mas um deles pagará o preço por esse "abandono" no Brasileirão. Ao vencedor, a glória. Ao perdedor, a chance de olhar para o ano como aquele que não foi o que poderia ter sido.

“Tudo pode acontecer na quarta-feira, mas estamos preparados para fazer o nosso melhor", disse Dorival, que confirmou a mesma escalação titular da partida de ida na última semana: Vanderlei; Victor Ferraz, David Braz, Gustavo Henrique e Zeca; Renato, Thiago Maia e Lucas Lima; Marquinhos Gabriel, Gabriel e Ricardo Oliveira.
 
No Palmeiras, Marcelo Oliveira fez mais mistério. Gabriel Jesus é dúvida depois da luxação sofrida no jogo de ida. Lucas, expulso na ida, será substituído por João Pedro. O time titular deve ser formado por Fernando Prass; João Pedro, Jackson, Vitor Hugo e Zé Roberto; Arouca e Matheus Sales; Robinho, Dudu e Gabriel Jesus (Rafael Marques); Lucas Barrios.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS