A temporada 2016 do Operário ficou marcada pelo retorno do Operário à primeira divisão do futebol sul-mato-grossense. O clube terminou na terceira posição do Campeonato Estadual e com vaga garantida na Copa Verde do próximo ano. Encerrada essa fase, a diretoria já projeta o próximo ano e, nesta quinta-feira (2), no Clube Ypê, apresentou o técnico Paulinho Rezende como o comandante do time Sub-19 e, em seguida, do profissional em 2017. O trabalho do novo treinador com as categorias de base começa já nesta próxima segunda-feira.
A nova Comissão Técnica foi apresentada pelo presidente Estevão Petrallas que justificou a escolha no conhecimento que o novo treinador tem do futebol regional. "Paulinho já trabalhou em sete ou oito dos clubes que disputam o Campeonato Estadual e isso lhe dá a experiência necessária e o conhecimento do futebol local que procuramos".
Petrallas afirmou que Paulinho não foi contratado apenas para comandar o Sub-19 no campeonato que começa em algumas semanas. "Ele não vai ser o técnico do Sub-19, vai ser o técnico do Operário. Sub-17, Sub-19 e, se Deus quiser, do profissional".
Na conta do dirigente está a possibilidade aberta pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para que a Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) organize a Seletiva para se apontar os representantes do Estado na Série D do Campeonato Brasileiro de 2017. Caso a competição não aconteça e termine até o fim de outubro, Sete de Dourados e Comercial, os donos das vagas deste ano, serão os indicados.
Ex-jogador do Operário, Paulinho comandou diversos clubes do Estado, entre eles o rival Comercial no vice-campeonato deste ano e o próprio Galo, em 2007. Antes, passou também pelo Corumbaense, Sete de Dourados , principalmente, pelo Naviraiense em quatro oportunidades, a última em 2015. Na mais marcante delas, em 2013, chegou até a terceira fase da Copa do Brasil ao eliminar Portuguesa-SP e Paysandu-PA, mas problemas na documentação de um dos atletas acabou excluindo o time da competição.
Na volta ao time que o revelou, Paulinho lembrou da sua fase de torcedor do clube no Estádio Morenão e da época de jogador. "É uma imensa satisfação voltar a vestir esse escudo. Realizei o sonho de garoto ao ser jogador do Operário, depois treinador e, quando sai, disse para mim mesmo que iria voltar", afirmou.
Além de Paulinho e Reinaldo, a Comissão Técnica do Operário terá ainda o auxiliar Tikinho e o preparador físico Rafael Lucas. Os treinos com as equipes Sub-19 e Sub-17 começam na próxima segunda-feira