Mato Grosso do Sul conquistou um marco inédito na gestão pública esportiva ao receber, nesta quinta-feira (8), a certificação do Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva (IPIE). O reconhecimento foi dado pelo cumprimento total da adesão dos 79 municípios ao sistema de Gestão do Esporte nos Estados e Municípios (GEEM), tornando o estado um dos quatro do país a alcançar esse resultado.
A coordenação da integração foi feita pela Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de MS), ligada à Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura). A iniciativa tem como foco principal mapear e fortalecer a estrutura esportiva municipal por meio de dados precisos e incentivo à articulação entre os entes federativos.
O GEEM foi desenvolvido pelo IPIE, da Universidade Federal do Paraná, em parceria com a Secretaria Especial do Esporte. A ferramenta avalia seis dimensões da política esportiva: dados institucionais, governança, recursos humanos, política pública, instalações e cultura esportiva.
Para Leandro Fonseca, diretor de Gestão da Fundesporte, o avanço só foi possível com a união de esforços. “Esse resultado só foi possível graças ao comprometimento dos gestores municipais, que desempenharam um papel essencial nesse processo”, afirmou. O diretor-presidente da Fundesporte, Paulo Ricardo Nuñez, também destacou o avanço: “Estar entre os quatro estados que preencheram integralmente esse sistema reforça o protagonismo de Mato Grosso do Sul no cenário nacional”.
A adesão total ao GEEM reforça o alinhamento do estado à proposta de reforma do Sistema Esportivo Brasileiro, prevista no Projeto de Lei do Senado 68/2017. Essa reformulação propõe um modelo com três níveis de serviço: formação, excelência e esporte para toda a vida. Até agosto de 2023, 19 estados ainda não haviam completado a adesão, o que evidencia o compromisso de MS com o desenvolvimento esportivo em todas as esferas.