Neste sábado, a cerimônia de abertura deu início a 11 dias de competições em 20 modalidades, com níveis de dificuldade que variam de acordo com a deficiência do competidor. Com simplicidade e leveza, as festividades em nada ficaram para trás do que fora apresentado na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, no dia 8 de agosto. Sem a necessidade de incluir o contexto histórico e político da China, a cerimônia conteve-se em emocionar o público com a superação dos atletas paraolímpicos.
Com a premissa de ser o maior espetáculo paraolímpico até então, o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Pequim (Bocog) não hesitou em manter a expectativa com uma cerimônia colorida, iniciada por pessoas com trajes iguais, porém de cores e numerações diferentes, evidenciando que, apesar de cada competidor possuir sua deficiência (física, mental, visual entre outras), são iguais em caráter, competitividade e, principalmente, espírito esportivo.
Após a formação do símbolo do Comitê Paraolímpico Internacional (IPC), as delegações fizeram suas apresentações. A brasileira, com 188 atletas em 17 modalidades, desfilou alegremente, com o intuito de superar seu desempenho em Atenas, quando conquistou sete medalhas de ouro, 12 de prata e 14 de bronze, ficando com a 14.ª colocação.
Assim como acontecera nos Jogos Olímpicos, a China fechou o desfile das delegações e, apesar de contar com cerca de 83 milhões de deficientes, ainda lida com problemas sociais e morais em relação ao deficiente físico. Os Jogos Paraolímpicos, para o Partido Comunista da China, servirão para mostrar ao mundo que a política de integração do deficiente na sociedade chinesa, norteada pelo pragmatismo operário, iniciada no começo deste século, continua em vigor. A expectativa é que a delegação chinesa venha a repetir o feito de Atenas-2004, quando terminou em primeiro no quadro de medalhas, com 63 de ouro, 46 pratas e 32 bronzes. (Estado de São Paulo)
Siga o Capital News no Google News e acompanhe nossas notícias por lá também.
Siga o Capital News
Receba as principais notícias de Campo Grande e do MS nas redes sociais, onde você estiver.
Viu algo? Conte para a gente
Envie sugestões, fotos, vídeos e reclamações pelo Reportar News e ajude a melhorar a sua cidade e o seu estado.

![Origem | Dengue | PI 3342 [728]](https://cdn.capitalnews.com.br/storage/webdisco/2026/09/17/outros/7b3ed3ba448e396e72600c7212d06ab6-capitalnews-com-br.gif)
![Origem | Dengue | PI 3342 [300]](https://cdn.capitalnews.com.br/storage/webdisco/2026/09/17/outros/369f49c0cfaf848f645163db4bfafab5-capitalnews-com-br.gif)