Ao empatar por três gols contra o Santos, em plena Vila Belmiro, o Cruzeiro, além de assegurar a vaga na decisão da Copa do Brasil, evidenciou uma vez mais que é no momento, o melhor time do futebol brasileiro.
Beneficiado pela vitória por 1 x 0 no jogo de ida, o time mineiro entrou em campo sabendo do que precisava. Um empate ou até mesmo perder pela diferença de um gol, a partir de 2 x 1, dava a vaga ao time do técnico Marcelo de Oliveira.
A noite foi de chuva na Vila, mas mesmo assim, o estádio estava lotado e a torcida santista se entusiasmou quando Robinho que depois saiu contundido abriu o placar.
Sem desanimar e cadenciando a partida, o time mineiro soube da hora certa para atacar com precisão e chegar ao gol de empate, através de Willian.
Com o empate por um gol, o jogo foi encerrado no primeiro tempo. Era tudo que o time mineiro queria, pois o resultado assegurava a vaga para a decisão.
Na volta, sabendo que o placar era desfavorável, o Santos tratou de atacar e em uma das subidas, Rildo foi derrubado dentro da área, pênalti que foi convertido por Gabriel. No mesmo ritmo imposto no segundo tempo e sob muita chuva, o Santos chegou ao terceiro gol através de Rildo, dando a falsa impressão que o time da Vila Famosa ficaria com a vaga.
Sem desespero e de forma coordenada, o time de Minas buscou o placar e Marcelo Moreno fez o segundo gol, recolocando a equipe na decisão da Copa do Brasil e já nos acréscimos, mais uma vez Willian, empatou, assegurando de vez o time estrelado na decisão da Copa do Brasil.