As duas semifinais que definiram os classificados para a disputa do título do sul-mato-grossense 2013 aconteceram na tarde desse domingo (21) e confirmaram o favoritismo de duas equipes. Cene e Naviraiense eliminaram Ivinhema e Itaporã e vão disputar o título do campeonato deste ano.
A melhor equipe da primeira fase do Estadual e apontada como forte candidata ao título desde a primeira partida do campeonato confirmou as expectativas da torcida e dos amantes do futebol de Mato Groso do Sul.
Com a vantagem de ter vencido a primeira semifinal por 1 a 0 contra o Ivinhema fora de casa, o Furacão Amarelo poderia perder por até um gol de diferença no Morenão que estaria garantido na final.
Sem ostentar a vantagem e com respeito ao adversário, o time cenista fez um bom primeiro tempo. A marcação eficiente que foi característica do grupo durante toda a competição também esteve presente no jogo de hoje.
O Ivinhema, melhor colocada do Grupo B na primeira fase, não ficou atrás. O time veio a Campo Grande com o objetivo de ganhar a qualquer custo. Logo aos 8 minutos da primeira etapa, Alex Cruz conduziu uma boa jogada de profundidade pela direita, mas a zaga do Cene tirou o perigo.
O Furacão Amarelo apostou no contra-ataque para impedir que o Ivinhema levasse maiores perigos ao gol de Guilherme. Com boas jogadas e chutes de Tiziu de fora da área, o Ivinhema chegou a ser melhor no jogo, mas a tarefa de ter que ganhar por dois de diferença parecia pesar para a equipe.
Aos 33 minutos, os quase 1,3 mil torcedores que compareceram ao Morenão vibraram, mas o artilheiro Careca estava impedido e o gol foi anulado.
E o Ivinhema também teve gol anulado aos 39 minutos. Em cobrança de falta ensaiada, a bola acabou sobrando na área, mas o jogador do time de Ivinhema estava impedido e a bola no fundo na rede não estava valendo.
Os torcedores que já estavam esperando pelo apito final da primeira etapa tiveram uma surpresa. Aos 46 minutos, o árbitro marcou um pênalti para o Ivinhema depois que uma bola dividida na área acabou sendo desviada pelo braço de Rodrigo.
Alex Cruz tinha a chance de deixar a situação mais fácil e a final mais real para o time do interior, mas o goleiro Guilherme acabou com a esperança do Ivinhema e defendeu a cobrança de Alex. A comemoração do defensor incendiou o Furacão Amarelo que a cada minuto estava mais próximo da classificação.
Segundo tempo
Os últimos 45 minutos antes da final do Campeonato era a última chance do Ivinhema em seguir vivo na competição, mas o pênalti perdido no fim do primeiro tempo mexeu com a equipe. A primeira chance do time visitante só saiu aos 13 minutos com jogada individual de Deivid, mas a finalização não foi boa e o placar continuava intacto.
Aos 20 minutos, o técnico do Ivinhema já havia feito as três substituições e foi para o tudo ou nada. Se marcar dois gols já era tarefa difícil, Vinicius transformou a missão em quase impossível aos 26 minutos.
Depois de um bom cruzamento de Arnaldo perto da linha de fundo, a bola bateu em Vinicius e foi para o fundo da rede. O gol deixou a soma dos placares em 3 a 0 para o Cene e a vaga na final estava praticamente garantida.
E ainda teve tempo para mais motivo de vibração dos torcedores cenistas. Já nos acréscimos, Keverson chutou forte na entrada da área e eliminou o Ivinhema da competição.
Na soma dos resultados, o Furacão Amarelo venceu por 3 a 0 e irá disputar a grande final da competição contra o Naviraiense.
Jacaré perde, mas elimina Itaporã
Embalado com a classificação inédita para a segunda fase da Copa do Brasil em cima da Portuguesa, na última terça-feira (16), o Naviraiense contou com todo apoio da torcida para o segundo jogo da semifinal contra o Itaporã.
Os dois mil ingressos colocados à venda se esgotaram em 1 hora nas bilheterias do estádio Virotão.
A primeira partida entre as equipes terminou com vitória de 1 a 0 do Naviraiense, mas a missão deste domingo não era fácil, já que a equipe ainda se recupera da viagem de 14 horas de São Paulo até o interior do Estado.
O Itaporã saiu na frente aos 26 minutos com gol de Marcelo. O empate veio no fim do primeiro tempo, aos 41 minutos, Joel empatou para a alegria da torcida.
Para eliminar o Naviraiense em casa, o Itaporã precisava vencer por dois gols de diferença. E a missão ficou mais próxima quando o árbitro marcou pênalti para o visitante. Thiaguinho cobrou e marcou aos 33 minutos da segunda etapa. Mesmo com a derrota, o Naviraiense se classificou para a finalíssima do Campeonato Estadual.
O primeiro jogo da final será no próximo domingo (28) no estádio Virotão, o último jogo está marcado para o dia 5 de maio no estádio Morenão em Campo Grade.