A Copa Verde 2023 já tem data para início e fim. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu os detalhes do torneio regional que voltará a ser disputado no primeiro semestre, ao contrário das últimas edições. A competição será disputada com 24 clubes entre os dias 18 de fevereiro e 3 de maio, data do segundo jogo da final. O único representante de Mato Grosso do Sul é o Operário FC, atual campeão estadual.
Segundo regulamento, os oito clubes melhores posicionados no Ranking Nacional de Clubes (RNC), divulgado na última semana, entram direto na segunda fase. Os 16 restantes, entre eles o galo, se enfrentam em jogo único para apontar os oito que completam a fase seguinte, ou oitavas de final, também disputada em jogo único, no dia 22 de fevereiro ou 1º de março.
Nas quartas de final (15 e 22 de março), semifinal (26 e 29 de março) e a decisão (19 de abril e 3 de maio), os confrontos serão disputados em jogos de ida e volta e o campeão garante lugar na terceira fase da Copa do Brasil 2024.
Estão classificados para a Copa Verde 2023, além do Operário, o Paysandu, atual campeão, e o Remo, representando o Pará; Manaus-AM, Prencesa do Solimões-AM, Humaitá-AC, Atlético-AC, São Francisco-AC, São Raimundo-RR, Real Ariquemes-RO, Tocantinópolis-TO, Interporto-TO, Trem-AP, Brasiliense-DF, Ceilândia-DF, Goiás-GO, Atlético Goianiense, Aparecidense-GO, Vila Nova-GO, Cuiabá-MT, União-MT, Luverdense-MT, Real Noroeste-ES e Rio Branco-ES.
Mudança na Tabela
Para disputar a primeira fase, dia 18 de fevereiro, sábado de carnaval, o Operário tem um conflito na agenda, já que neste fim de semana estava previsto o clássico com o EC Comercial pelo Campeonato Sul-Mato-Grossense. O Comerádio deve ganhar uma nova data, definida pela Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS).