A Seleção Brasileira voltou a campo na noite dessa terça-feira (19), na Arena Fonte Nova, em Salvador, pela 12ª rodada das Eliminatórias do Mundial de 2026. Diante de um público pequeno, pois a CBF errou no valor do ingresso cobrado, viram os visitantes sair na no placar, e o meia Gerson empatou com um golaço. O torneio classificatório só volta a ter jogos em março do ano que vem.
Com o resultado amargo, o Brasil termina o ano somente em quinto lugar, com 18 pontos. O Uruguai que jogou desfalcado, termina em segundo, tem 20. As Eliminatórias sul-americanas classificam os seis primeiros para o Mundial e o sétimo lugar tem direito a disputar uma repescagem.
O jogo
Incentivada pela pouca torcida mais barulhenta, a Seleção Brasileira começou pressionando. Aos 2 minutos, criou um bom ataque com participação de Marquinhos, Danilo, Gerson e Vini Jr. Pouco depois, Raphinha lançou a bola para Gerson, que dividiu com o goleiro e por pouco não fez o gol.
O Uruguai era perigoso nos contra-ataques graças ao toque de bola de qualidade de sua equipe. Mas o Brasil tinha mais volume de jogo e tentava furar o bloqueio adversário. A Seleção teve outra boa oportunidade antes do apito final, e aos 42, numa falta da entrada da área. Raphinha tentou fazer seu terceiro gol de falta na temporada pela equipe, mas a bola bateu na barreira.
O técnico Dorival Jr não fez mudanças no intervalo. Logo na saída de bola, Savinho finalizou e quase surpreendeu Rochet. Aos 7, Gabriel Magalhães passou a bola para Raphinha, que viu Vini Jr em condições de marcar. O atacante chutou rasteiro para fora.
Gols da partida
O Brasil começou bem o segundo tempo, mas numa falha do sistema defensivo, o craque Valverde do Real Madrid fez 1 a 0. Eram 9 minutos. Logo após Dorival Jrs colocou em campo Luiz Henrique no lugar de Igor Jesus e Abner deu a vez para Martinelli.
O gol de empate não demorou e veio aos 16 minutos num chute de muita categoria de Gerson, aproveitando rebote da zaga uruguaia. A partir de então, a Seleção Brasileira se lançou mais ainda ao ataque. Dorival fez outra mudança aos 27, com a entrada de Estevão na vaga de Savinho. Aos 32, a Seleção perdeu sua melhor chance no segundo tempo. Foi quando Vini Jr avançou pela esquerda, tocou a bola para Raphinha, que cruzou na medida para Luiz Henrique. O chute do atacante do Botafogo saiu por cima da baliza.
Enquanto o Uruguai fazia cera, o Brasil buscava outro gol, mas o placar não foi mais alterado para decepção dos torcedores brasileiros. Após o apito final o técnico Dorival Jr lamentou o empate contra o rival sul-americano, mas disse ter gostado de várias situações de jogo, reforçando seus argumentos de que a equipe vem evoluindo gradativamente. “Queremos os resultados mais do que ninguém, estamos bem próximos de que isso aconteça. Agora, temos de ter a paciência de continuar buscando a equipe ideal que passe mais confiança ao torcedor”, finalizou Dorival.
A Seleção entrou em campo e jogou com Ederson, Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães, Abner (Martinelli), Bruno Guimarães (André), Gerson (Paquetá), Raphinha, Vini Jr, Savinho (Estevão) e Igor Jesus (Luiz Henrique).