A Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) e os clubes participantes na Série A do Campeonato Estadual se reuniram nesta quinta-feira (17) para definir detalhes da competição para a próxima temporada. A primeira rodada acontece no último fim de semana de Janeiro, no dia 29 e vai até o dia da grande final dia 07 de Maio.
Além do presidente da Federação, Francisco Cezário, e de seu vice e diretor de competições, Marcos Tavares, participaram do encontro representantes do Sete de Dourados, Comercial, Operário, Corumbaense, Novoperario, Naviraiense, Serc e Costa Rica. Águia Negra e Ivinhema não estavam presentes.
Sem a possibilidade de se alterar a estrutura do regulamento até 2018, a discussões ficaram centradas em relação às vagas destinadas aos clubes sul-mato-grossenses em competições nacionais, como a Copa do Brasil, Série D do Campeonato Brasileiro e da Copa Verde.
A mudança mais significativa foi na definição do dono da segunda vaga no Brasileiro e na Copa Verde. Em 2016, o vice campeão ficou com a vaga na primeira competição (Comercial) e o terceiro colocado vai jogar a segunda (Operário). Agora, as duas vagas serão definidas entre os dois times eliminados na semifinal.
Assim, o campeão estadual 2017 irá disputar a Copa do Brasil e a Série D do Brasileiro em 2018 e mais uma vez não terá a oportunidade de disputar uma Copa Verde como aconteceu com o Cene e o Comercial, últimos clubes campeões que jogaram a competição.
Anderson Ramos/ Arquivo Capital News
Comercial será o último vice-campeão a disputar o Brasileirão da Série D com a mudança absurda do regulamento
O vice-campeão estará garantido apenas na Copa do Brasil, deixando de ter a opção de jogar o Brasileirão da Série D, deixando assim a vaga para o time pior colocado que ele. O vencedor do confronto entre os eliminados na semifinal disputa a Série D e o perdedor joga a Copa Verde.
Contraditório na Vaga da Copa Verde
O regulamento especifico da Competição da Copa Verde da Confederação Brasileira de Futebol e bem claro na sua regra. No artigo 2º no anexo A, diz sobre os clubes que tem o direito conforme os critérios técnicos de participação: Critério 1º : Ter o clube obtido a primeira colocação no campeonato estadual de 2016 nas 12 federações que participam da competição, onde a Federação do Mato Grosso do Sul está incluída.
Mesmo a CBF orientando as federações a indicarem o campeão estadual para a Copa Verde, no arbitral realizado nesta quinta-feira, os presidentes de clubes preferiram distribuir as vagas por mais equipes, a Federação de Futebol não participou desta decisão.
Desta forma o nosso estadual já começa no seu primeiro texto com uma contradição grave contra o regulamento da própria CBF. Mas essa fórmula aprovada pelos Presidentes de equipe pode ainda ser reformulada no texto final do estadual e atender as exigencias da entidade maxima do nosso futebol brasileiro.
A tabela prévia também foi divulgada, mas a Federação tem 15 dias para divulgar a tabela definitiva e solicitações e acordo entre os clubes podem altera-la e uma definitiva deve ser divulgada 45 dias antes da primeira rodada.
Divulgação
Paysandu conquistou o título da Copa Verde em 2016, e garantiu a vaga para Sul-Americana em 2017
• • • • •
• Junte-se à comunidade Capital News!
Acompanhe também nas redes sociais e receba as principais notícias do MS onde estiver.
• • • • •
• Participe do jornalismo cidadão do Capital News!
Pelo Reportar News, você pode enviar sugestões, fotos, vídeos e reclamações que ajudem a melhorar nossa cidade e nosso estado.



