Campo Grande 00:00:00 Terça-feira, 02 de Dezembro de 2025


Esporte Terça-feira, 02 de Dezembro de 2025, 05:00 - A | A

Terça-feira, 02 de Dezembro de 2025, 05h:00 - A | A

Assembleia geral

Conselho do Operário confirma SAF e família Maluf assume comando do clube

Votação unânime marca transição histórica do futebol alvinegro e promete gestão profissionalizada

Anderson Ramos Lino
Capital News

Anderson Ramos Capital News

Presidente Nelson Antonio , Jonas e Dr Rafael Conselheiros do Operário FC SAF 2025

Por unanimidade Conselho do Operário Futebol Clube formaliza criação da SAF

Em uma sessão histórica realizada na noite desta segunda-feira (1º), no Restaurante Farina, em Campo Grande, o Conselho Deliberativo do Operário Futebol Clube aprovou por unanimidade o novo Estatuto da Sociedade Anônima do Futebol (SAF). O documento formaliza a transição do departamento de futebol do maior campeão sul-mato-grossense para a gestão da IM Global Sports, empresa da família Maluf.

A reunião, que durou quase três horas, tratou dos temas centrais estabelecidos no Edital de Convocação da Assembleia Geral Extraordinária, publicado no dia 21 de novembro e assinado pelo presidente do clube, coronel Nelson Antônio da Silva, e pelo presidente do Conselho Deliberativo, Dr. Daniel Iachel Pasqualotto. O processo segue integralmente as normas do Estatuto Social e da Lei 14.193/2021, que regulamenta as SAFs no Brasil.

Apesar da aprovação unânime, a formalização definitiva da SAF ainda aguarda os últimos ritos internos, como diligências contábeis, definição do capital social inicial e os mecanismos de subscrição e integralização das ações. A etapa final será concluída em uma nova Assembleia Geral prevista para ocorrer entre 10 e 15 dias.

Chave simbólica e início oficial da gestão

Após o encerramento da votação, o presidente alvinegro Nelson Antônio celebrou o momento como um marco dos 87 anos de história do clube e agradeceu aos conselheiros pelo engajamento. Em seguida, o ambiente se emocionou com a chegada dos irmãos Ivando, Marcelo e Eduardo Maluf, que receberam das mãos do presidente a “chave simbólica” do Operário FC — gesto que representa o início oficial da nova era operariana sob comando da IM Global Sports.

A partir de agora, a empresa assume a gestão do futebol profissional e das categorias de base, tanto no masculino quanto no feminino.

Anderson Ramos Capital News

Família Maluf e Presidente Nelson Antonio do Operário FC SAF 2025

Família Maluf recebe a administração da SAF do Presidente Nelson e celebra novo capítulo no futebol do Operário FC e promete gestão profissionalizada

Pronunciamentos da nova gestão

Em um breve discurso, Marcelo Maluf destacou o trabalho intenso realizado nos últimos meses: “Foram mais de sete meses de preparação até este momento. Desde a primeira conversa sobre a possibilidade de assumir este clube gigante, trabalhamos muito para chegar aqui. Agradeço a confiança dos conselheiros e, em especial, do presidente Nelson Antônio”, afirmou.

Já Eduardo Maluf falou emocionado sobre o significado do projeto para a família: “Viajamos pelo Brasil e pelo mundo por conta dos negócios, mas Campo Grande sempre foi o nosso lar. A criação da SAF do glorioso Operário FC representa mais que uma gestão: é assumir a maior bandeira esportiva de Mato Grosso do Sul. Contamos com o apoio do Conselho e da direção para iniciarmos, desde hoje, as deliberações que irão estruturar a temporada de 2026.”

A nova gestora: IM Global Sports

A IM Global Sports é composta pelos empresários Ivando e Marcelo Mandu Maluf, e contará também com a participação de Eduardo Maluf. O grupo assume visando ampliar a competitividade nacional do Operário FC, fortalecer investimentos estruturais e colocar o clube em posição de disputar o tricampeonato estadual consecutivo.

O que representa a SAF para o Operário FC

Instituída pela Lei 14.193/2021, a SAF permite que clubes tradicionalmente associativos adotem modelo empresarial, garantindo:

maior atração de investidores;

possibilidade de venda de participação acionária;

governança profissional;

segurança jurídica para captação de recursos;

mecanismos de recuperação financeira.

Para o Operário FC, a mudança é vista como um divisor de águas, alinhando o clube às práticas modernas do futebol brasileiro. A transição ocorre em um dos momentos mais importantes da última década, especialmente diante do calendário esportivo de 2026, considerado estratégico para o projeto.

Anderson Ramos Capital News

Presidente Nelson Antonio e Conselheiros do Operário FC SAF 2025

A reunião durou quase três horas, tratou dos temas centrais no Edital de Convocação da Assembleia Geral

• • • • • 
• Junte-se à comunidade Capital News!
Acompanhe também nas redes sociais e receba as principais notícias do MS onde estiver.

• • • • • 
• Participe do jornalismo cidadão do Capital News!
Pelo Reportar News, você pode enviar sugestões, fotos, vídeos e reclamações que ajudem a melhorar nossa cidade e nosso estado. 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS