Campo Grande 00:00:00 Segunda-feira, 22 de Julho de 2024


ENTREVISTA Sábado, 15 de Junho de 2024, 09:57 - A | A

Sábado, 15 de Junho de 2024, 09h:57 - A | A

Entrevista

Como criar uma rotina de estudos em 10 passos?

Professor dá dicas de como se organizar até a chegada da prova

Renata Santos Portela
Especial para o Capital News

Divulgação

Professor Márcio Lopes

Professor Márcio Lopes

Em Mato Grosso do Sul aproximadamente 65 mil pessoas estão se preparando para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio - Enem 2024. As provas estão previstas para serem aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro. Será que as pessoas sabem organizar os estudos?

A realidade de quem se dedica para passar no Exame Nacional do Ensino Médio – Enem ou em um concurso público exige dedicação, empenho e planejamento. Isso porque a jornada é repleta de desafios.

Wanderley Pessoa/MEC

No Brasil, 52 milhões de jovens não concluíram o ensino médio

Professor Márcio Lopes dá dicas de como se organizar até a chegada da prova

Geralmente as pessoas renunciam a atividades de lazer, baladas, encontros familiares para, no lugar, passar horas e horas estudando. A pergunta de 1 milhão que não quer se calar é: como criar uma rotina de estudos que concilie todos os conteúdos que precisam ser estudados com todas as outras atividades do dia?

Nós conversamos com o Professor Márcio Lopes. Formado em Direito pela Universidade do Contestado de Santa Catarina no Rio Grande do Sul, o professor de Direito Constitucional e Direito Administrativo é especialista em Administração Pública e Direitos e Garantias Individuais desde 2014. Ele vai dar dicas de como planejar os estudos até a chegada da prova.

1. Capital News: Qual a melhor forma de organizar os estudos?

Primeiro passo é separar o material que será utilizado durante os estudos. O segundo, é escolher um local adequado, silencioso e sem movimento de pessoas

Professor Márcio Lopes: O primeiro passo é separar o material que será utilizado durante os estudos. O segundo, é escolher um local adequado, silencioso e sem movimento de pessoas. Se você não tem esse local em casa, deve procurar uma cabine de estudos.

Algo muito importante é se desligar do celular durante os estudos. Em um relatório divulgado pela Organização das Nações Unidas – ONU, é destacado as preocupações com uso excessivo de telefones e alerta para impacto negativo no aprendizado.

A verdade é que o celular vai furtar a sua atenção durante os estudos. Por fim, tenha um cronograma atualizado, e seja disciplinado. Não é a motivação que vai levar a tão sonhada aprovação, mas sim a disciplina.

2. Capital News: Estudar em casa ou no cursinho tem diferença no que se refere ao planejamento?

Professor Márcio Lopes: Sem dúvidas, o tempo que você passa no cursinho, são horas líquidas de estudo, não outra coisa a fazer naquelas 3 ou 4 horas, que não seja dedicação ao estudo.

Além disso o clima do cursinho, é o clima de estudo, de prova, a turma tem um único objetivo, “aprovação”, você respira estudo.

3. Capital News: Praticar provas anteriores e revisar conteúdo é uma estratégia?

Divulgação

Professor Márcio Lopes

Professor diz que primeiro passo é separar o material que será utilizado, o segundo, é escolher um local adequado, silencioso e sem movimento de pessoas

Professor Márcio Lopes: Sim, mas devemos ter cuidado, as atualizações estão na velocidade da luz, alguns assuntos do ano passado, hoje, já estão desatualizados. Portanto o acompanhamento, por profissional e cursinho são fundamentais.

4. Capital News: Como aliar o estudo a rotina de escola e trabalho?

Professor Márcio Lopes: Foco e disciplina. É preciso colocar na cabeça que serão tempos de superação, mas a recompensa virá com a sonhada aprovação. É necessário programar a sua semana, isso deve ser colocado no papel, e seguido à risca como um Checklist Diário.

5. Capital News: Separar os estudos por matérias é um caminho?

Professor Márcio Lopes: Deve ser feito, todavia os alunos possuem um grande problema, eles dedicam mais tempo de estudo para as matérias que gostam mais, o que agrava o problema. Nesse momento se faz importante uma orientação profissional que vai criar um cronograma contemplando todas as matérias por nível de importância, seja relativa ao tamanho do conteúdo ou ao peso em cada prova.

6. Capital News: E grupo de estudos, ajuda?

Professor Márcio Lopes: Sempre, principalmente quem trabalha e estuda ao mesmo tempo. Digo em sala de aula, quando um quer parar o outro se levanta para prosseguir, isso é fundamental. Uma pessoa sozinha tem sono, cansaço, olha o celular, enfim, deixa para depois. Quando um grupo de estudo um vai levando o outro.

7. Capital News: O que não fazer quando se está estudando?

Divulgação

Professor Márcio Lopes

Celular é o maior vilão nos estudos, afirma professor

Professor Márcio Lopes: Não tocar no celular, ele é o responsável por furtar 90% da sua atenção diária. Não se deve estudar em locais que tenham qualquer tipo de aparelho eletrônico ligado, assim como lugares movimentados. O isolamento é fundamental na hora do estudo, só esteja com quem está estudando com você, caso contrário vá sozinho, mas não pare.

8. Capital News: Estou cansado, devo estudar?

Professor Márcio Lopes: Você deve ter momentos de descanso e lazer, mas deve cumprir a meta diária, não há vitória sem sacrifício, suor e lágrimas.

9. Capital News: Anotar as informações ajuda?

Professor Márcio Lopes: Temos 5 formas de aprendizado: Leitura, ouvir, escrever, visualizar e ensinar. Cada pessoa tem uma forma que lhe dá um melhor um resultado, escrever está entre as duas melhores formas de memorização.

A melhor forma de aprendizado que existe é ensinar para alguém aquilo que você estudou, todavia nunca é fácil fazer isso, agora escrever todos nós podemos, e o resultado é excelente.

10. Capital News: Como não perder o foco?

Professor Márcio Lopes: Disciplina, sem dúvidas, quando você tem disciplina você estuda cansado, com sono, sem vontade, com vontade, não interessa, tem que fazer o que tem que ser feito. É preciso ter um objetivo definido e claro, pensar nele todos os dias, este é o caminho do foco.

Divulgação

Professor Márcio Lopes

Professor Márcio Lopes

Comente esta notícia

Márcio Alves Lopes 15/06/2024

Estudar é o caminho

positivo
1
negativo
0

1 comentários

1 de 1

Reportagem Especial LEIA MAIS