Campo Grande Quinta-feira, 30 de Maio de 2024


Educação Sexta-feira, 14 de Novembro de 2008, 07:06 - A | A

Sexta-feira, 14 de Novembro de 2008, 07h:06 - A | A

Termina hoje o prazo para confirmação de matrícula na rede estadual de ensino

Da Redação (JG)

Termina hoje o prazo para os alunos que já estudam nas escolas estaduais de Campo Grande confirmarem sua matrícula na escola. A rede estadual de ensino definiu calendários diferentes para as matrículas em cada município.

A Secretaria de Estado de Educação (SED) está implantando a matrícula digital em mais oito municípios. O programa já existe em Campo Grande e Dourados e neste ano estará também em Corumbá, Ladário, Ponta Porã, Aquidauana, Naviraí, Nova Andradina, Três Lagoas e Anastácio.

A matrícula digital atenderá os 55.964 alunos já matriculados na rede estadual de ensino nesses municípios e que poderão confirmar suas matrículas. Estarão envolvidas 166 escolas, correspondendo a 45% das unidades escolares estaduais. Também utilizarão deste sistema os alunos que queiram matricular-se na rede estadual de ensino.

O processo é dividido em duas etapas: a primeira é para os alunos da rede estadual de ensino, que devem confirmar a sua permanência na rede estadual de ensino. Esta etapa permite à Secretaria de Educação saber quantas vagas serão disponibilizadas. Ela acontecerá em períodos diferentes, conforme cronograma de cada município. Todo pai de aluno da rede estadual de ensino deve dirigir-se a unidade de ensino. Após a confirmação da permanência, o aluno poderá renovar a matrícula. Este período será de 23 dias, ocorrendo de 15 de dezembro de 2008 a 6 de janeiro de 2009.

A segunda etapa é para as matrículas novas. O aluno interessado em estudar na rede estadual de ensino preencherá um cadastro para concorrer a uma vaga. O interessado deverá acessar os endereços eletrônicos www.sed.ms.gov.br ou www.matriculadigital.ms.gov.br , de qualquer computador conectado a internet - seja em casa, na escola, no núcleo de tecnologia educacional sediado no município ou nas centrais dos municípios.

Cadastros incorretos levam ao cancelamento da inscrição. O candidato com mais de uma inscrição prevalecerá a mais recente. Alunos com necessidades educacionais especiais deverão identificá-las para garantir a prioridade de vaga. A designação acontecerá em dois momentos para escola selecionada caso ela tenha vagas. A SED orienta para os estudantes ficarem atentos ao cronograma de seu município. Confira o calendário.

A matrícula digital facilita a escolha da escola, utiliza critérios uniformes, oferece informações para o planejamento da rede, evita que pais e alunos tenham que percorrer escolas em busca de vagas e proporciona à Secretaria de Educação a oportunidade de conhecer previamente a demanda. Nos demais municípios, o procedimento será o convencional. A rede estadual de ensino estará oferecendo vagas para o ensino fundamental, ensino médio e educação profissional. (Com informações da assessoria)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS