Segunda-feira, 27 de Maio de 2024


Educação Terça-feira, 25 de Novembro de 2008, 07:37 - A | A

Terça-feira, 25 de Novembro de 2008, 07h:37 - A | A

SED realiza conferência juvenil pelo meio ambiente

Da Redação (JG)

A Secretaria de Estado de Educação (SED), através da Coordenadoria de Educação Básica e de Educação Profissional (Coeb), promove a Conferência Estadual Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente com o tema “Mudanças Ambientais Globais”. O evento acontece nos dias 5, 6 e 7 de dezembro no Hotel Chácara do Lago, na Capital.

De acordo com Cíntia Possas, técnica em educação ambiental da Coeb, a iniciativa traz apresentações de alunos de 11 à 14 anos das séries finais do ensino fundamental das redes pública e privada de ensino, com propostas de como cuidar do meio ambiente do País frente à escola.

Participam da Conferência Estadual 170 alunos de 44 municípios. O encontro vai eleger as 23 melhores propostas elaboradas pelos estudantes. Os selecionados irão representar o Estado na III Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) que acontece em Brasília de 3 à 8 de abril do ano que vem, promovido pelo Ministério da Educação (MEC). O evento visa fortalecer a cidadania ambiental nas escolas e na comunidade a partir de uma visão crítica e participativa.

Cada escola recebeu um material constituído por 3 volumes e um cartaz da CNIJMA enviado pelo MEC. As propostas foram formuladas e ilustradas com um cartaz. Também foram realizadas conferências em cada escola participante.

De acordo com Cíntia Possas, o Coletivo Jovem pelo Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul vai fazer uma última seleção das propostas, analisando consistência de argumentos, clareza e coesão, além dos cartazes. Três dos 23 delegados que serão eleitos pelo Estado serão de comunidades indígenas, rurais e quilombolas.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS