Após cinco anos de superávit, a balança comercial de lácteos fechou 2009 com déficit entre US$80 e US$ 90 milhões, segundo o presidente da Comissão Nacional de Pecuária de Leite da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Rodrigo Alvim. Até novembro, tinham sido importados US$ 250 milhões, contra US$155 em exportações.
Entre os fatores que derrubaram as exportações está a queda do dólar, que incentivou as importações. De janeiro a novembro, as vendas externas de produtos lácteos caíram 51% em volume e 68% em receita ante 2008. Já as importações cresceram 81% em volume e 30% em valor no mesmo período.
Em 2008, a balança comercial do setor acumulava saldo positivo de US$ 291 milhões, fechando o ano com resultado recorde: US$ 541,6 milhões em exportações e superávit de US$ 328,4 milhões.
Alvim explica que a crise está passando e que os preços começaram a subir no exterior. Segundo ele, a tonelada do leite em pó na Europa que atualmente está custando US$ 3,5 mil, chegou a valer US$ 1,8 mil. No entanto, a elevação dos preços internacionais ainda não foi repassado para o mercado interno.
Para a CNA, o aumento das cotações internacionais vai fazer com que as exportações brasileiras superem as importações em dezembro, fazendo com que 2010 seja um ano de recuperação.
Produção
Quarto maior produtor mundial (atrás da Índia, China e Rússia), o Brasil produziu 27,579 bilhões de litros de leite em 2008, 5,5% mais que em 2007.(com informações da Gazeta do Povo)
Por: Nadia Nadalon-estagiária (www.capitalnews.com.br)

