Campo Grande 00:00:00 Terça-feira, 06 de Maio de 2025


Economia Quinta-feira, 21 de Agosto de 2008, 07:30 - A | A

Quinta-feira, 21 de Agosto de 2008, 07h:30 - A | A

Presidente da Fiems abre nesta quinta o 2º Encontro Estadual da Indústria

Da Redação

O presidente da Fiems – Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul -, Sérgio Marcolino Longen, abre nesta quinta-feira (21/08), a partir das 8 horas, no auditório do 6º andar da Casa da Indústria, em Campo Grande, o 2º Encontro Estadual da Indústria. O evento, que deve reunir os presidentes dos 20 sindicatos filiados à Federação, terá como palestrante o advogado e consultor empresarial Dagoberto Lima Godoy, que abordará a “Modernização das Organizações Sindicais”.

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e graduação e mestrado em Direito pela Universidade de Caxias do Sul, Dagoberto Godoy participou de inúmeros congressos, seminários, oficinas, de âmbito nacional e internacional, muitas vezes como palestrante ou coordenador dos trabalhos.

Ele também presidiu várias empresas, entidades profissionais e órgãos públicos, entre os quais a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, o Sebrae-RS e o Sinduscon/RS, entre outras. Na Confederação Nacional da Indústria (CNI), Dagoberto Godoy foi vice-presidente, diretor e presidente dos Conselhos Temáticos Permanentes de Assuntos Legislativos e de Relações do Trabalho e Desenvolvimento Social.

Com larga experiência empresarial e administrativa nas áreas da Engenharia Civil e do Direito, com ênfase em Direito Coletivo do Trabalho, ele atua principalmente nos seguintes temas: administração privada e pública, empreendedorismo, negócios empresariais e relações internacionais.

Atualmente, Dagoberto Godoy exerce atividades na Organização Internacional do Trabalho, como membro do Conselho de Administração, na Organização Internacional de Empregadores, como vice-presidente, no Instituto Internacional de Estudos Laborais, como membro do Corpo Diretivo, na Confederação Nacional da Indústria, como Consultor Sênior, na Câmara de Indústria e Comércio de Caxias do Sul, como membro do Conselho Superior, e na Universidade de Caxias do Sul (UCS), como professor (licenciado).

O Evento

“Este encontro é uma prévia para o 3º Encontro Nacional da Indústria que será realizado no mês de outubro em Brasília (DF) pela CNI – Confederação Nacional da Indústria”, afirma o coordenador do evento, Bergson Amarilla, explicando que durante o encontro serão discutidos cinco grandes temas propostos pela CNI: Inovação e Produtividade na Indústria; Sistema Trabalhista e Impactos na Competitividade Industrial; Tributação e os Desafios para a Indústria; Competitividade Sistêmica; e Inserção Internacional da Economia Brasileira.

“Durante o encontro vamos entregar um caderno com seis questões dentro de cada tema e os líderes sindicais deverão responder cada um dos temas e das questões”, explicou Bergson Amarilla, completando que, ao fim do encontro e de acordo com as respostas de cada setor, será formatado um documento contendo a opinião da indústria de Mato Grosso do Sul. “Com base no resultado enviado por todas as Federações, a CNI vai estruturar o Encontro Nacional para que seja elaborada a pauta de reivindicações da indústria nacional para ser encaminhada ao Governo, a chamada de Carta da Indústria", finaliza.

ENAI

O Encontro Nacional da Indústria (ENAI) é um evento do Sistema Indústria que tem por objetivo consolidar o momento institucional de integração e de alinhamento de análises e visões estratégicas da indústria. Em julho de 2006, a CNI promoveu o 1º ENAI que contou com a participação de 1.200 empresários.

O Encontro validou as prioridades da indústria para o período de governo 2007-2010 e discutiu os desafios do sindicato industrial e do associativismo. O 2º ENAI, realizado nos dias 22 e 23 de outubro de 2007, seguiu o mesmo propósito, promovendo a integração do Sistema Indústria, fortalecendo o associativismo e apresentando ao Governo e à sociedade a posição da Indústria sobre temas importantes para o desenvolvimento nacional.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS