Sábado, 20 de Abril de 2024


Economia Domingo, 17 de Maio de 2020, 12:46 - A | A

Domingo, 17 de Maio de 2020, 12h:46 - A | A

Agronegócio

MS se consolida como maior exportador de celulose do país

China e EUA são os principais destinos das exportações sul-mato-grossenses

Hélder Rafael
Capital News

ms.gov.br

MS se consolida como maior exportador de celulose do país

MS se consolida como maior exportador de celulose do país

Mato Grosso do Sul registrou crescimento acima da média nacional na produção de celulose nos últimos cinco anos, segundo a Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar).

 

Entre os anos de 2010 a 2018 a produção sul-mato-grossense disparou em 308%, chegando a 17 milhões de metros cúbicos de madeira em tora para papel e celulose em 2018. Esse desempenho crescente fez com que, já em 2019, Mato Grosso do Sul atingisse a liderança das exportações do produto no país, com 9,7 milhões de toneladas comercializadas: 22,20% do total brasileiro das exportações de celulose naquele ano.

 

“O desenvolvimento do setor florestal em Mato Grosso do Sul ao longo de praticamente uma década, tendo a celulose como carro-chefe, tem sido fundamental para a atração de novos empreendimentos e diversificação da economia sul-mato-grossense. Nós aprendemos a trabalhar com a celulose e vimos a economia mudar ao longo dos anos. Hoje não somos mais só soja e boi, no mínimo também temos celulose", disse o titular da Semagro, Jaime Verruck.

 

A China é o principal destino das exportações sul-mato-grossenses de celulose, representando 60,27% dos valores exportados. Esses números para o mercado chinês tiveram um crescimento de 3,89% em termos de valor e 6,42% em termos de volume exportado para aquele país. O segundo maior mercado da celulose de Mato Grosso do Sul é os Estados Unidos com 10,74% do valor exportado.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS