Uma sondagem industrial feita pela Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems) apontou que o setor se mantém otimista pelos próximos seis meses. Segundo os dados coletados em setembro, há boas expectativas em relação à demanda por seus produtos, à compra de matérias-primas, às exportações de produtos industrializados e às contratações de empregados.
A demanda pelos produtos industrializados obteve a melhor marca dos indicadores dos industriais do Estado registrando um índice de 59,4 pontos, seguido pelas compras de matérias-primas, com índice de 57,3 pontos, as exportações de produtos industrializados com 54,2 pontos de índice, e as contratações de empregados, com índice de 52 pontos.
Segundo a sondagem, trata-se do terceiro resultado consecutivo de expansão da atividade, fazendo com que “todos os meses do terceiro trimestre apresentassem elevação, quando comparado com o mês imediatamente anterior”.
Índice de Confiança
O Índice de Confiança do Empresário Industrial em Mato Grosso do Sul (ICEI/MS) também é registrado e nesta última avaliação alcançou o equivalente 54,9 pontos, no mês de outubro. O destaque foi em relação ao comportamento esperado para as economias brasileira, sul-mato-grossense e das condições de desempenho da própria empresa, que apresentaram índices equivalentes a 56,6, 57,4 e 59,2 pontos, respectivamente.
Os dados apontaram também que 44% dos entrevistados mostram-se confiantes em relação à economia brasileira pra os próximos seis meses. Já no caso da economia estadual, na mesma comparação, os que disseram estar confiantes alcançou a marca de 36%. Com relação ao desempenho da própria empresa, considerando os próximos seis meses, 44% dos respondentes mostraram-se confiantes.
A pesquisa confronta o levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em que afirma que a produção industrial brasileira em setembro apresentou uma queda de 1,0% em relação a agosto deste ano.