Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 15 de Maio de 2025


Economia Terça-feira, 20 de Janeiro de 2009, 17:31 - A | A

Terça-feira, 20 de Janeiro de 2009, 17h:31 - A | A

Governo e Fiems articulam medidas para manutenção de empregos

Da redação (LM), com informações da Fiems

O presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems), Sérgio Marcolino Longen, reuniu-se nesta terça-feira (20/01) com o governador André Puccinelli para construção de um programa de ações conjuntas entre a iniciativa privada e o poder executivo estadual pela manutenção dos empregos e do ritmo de crescimento do Estado.

Sérgio Longen destacou que há uma retração no setor produtivo estadual e a saída para barrar o avanço da crise ou pelo menos amenizar os seus efeitos na economia sul-mato-grossense é a adoção de ações conjuntas.

Entre as medidas sugeridas pelo presidente da Fiems ao governador estão o fomento de atividades capazes de gerar empregos, a ampliação dos incentivos fiscais para as empresas que mantenham o compromisso de manutenção possível de empregos, a prorrogação de pagamento do IPVA do fim de janeiro para o fim de fevereiro, promovendo a circulação na economia estadual de cerca de R$ 168 milhões por mais um mês, e uma ação catalisadora do Estado junto às prefeituras para que o IPTU também seja prorrogado ou reparcelado.

O presidente da Fiems explicou que essas ações já foram discutidas na segunda-feira (19/01) com a equipe econômica do Governo do Estado em uma reunião de trabalho que contou com as participações do secretário estadual de Fazenda, Mário Sérgio Maciel Lorenzetto, do secretário-adjunto de Fazenda, Gilberto Cavalcante, e do superintendente estadual de Administração Tributária, Gladiston de Amorim.

Resultados
Após a reunião, André Puccinelli disse que muitas das idéias sugeridas pela Fiems no ano passado para amenizar os efeitos da crise na economia estadual foram adotadas pelo Governo do Estado e essas novas ações serão agora analisadas. “O presidente Sérgio Longen nos trouxe no ano passado alguns pleitos viáveis e que realmente melhoraram o desempenho da nossa economia. Por isso, o que nós pudermos fazer em parceria com a Fiems será realizado para que, em conjunto, possamos dinamizar a economia do Estado”, disse.

Com relação à prorrogação da data de pagamento do IPVA 2009 do fim de janeiro para o fim de fevereiro, o governador declarou que, a princípio, há algumas dificuldades, como o fato de os carnês já terem sido enviados para as casas dos contribuintes.

No entanto, o governador reforçou que todas as outras idéias serão analisadas e, até a próxima quinta-feira (22/01), data da primeira reunião do Comitê de Monitoramento da Crise (CMC), o Governo do Estado dará uma resposta ao setor produtivo.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS