O ano de 2008 foi decisivo para a diretoria do Sistema Fiems com o fortalecimento do setor industrial em Mato Grosso do Sul graças às inúmeras ações nas áreas de educação básica e profissional, tecnologia, saúde, lazer, cultura, responsabilidade social, estágio e capacitação empresarial desenvolvidas nos pólos de Campo Grande, Dourados, Rio Verde de Mato Grosso, Naviraí, Três Lagoas, Corumbá, Aquidauana, Sidrolândia, Deodápolis, Bataguassu, Paranaíba, Coxim, Chapadão do Sul, Sonora, Nova Andradina e Bonito.
Para o presidente da Fiems, Sérgio Marcolino Longen, as ações desenvolvidas ao longo do ano para atender as demandas do setor produtivo sul-mato-grossense permitiram que o Sistema fechasse o ano com chave de ouro. "Desenvolvemos muitas ações direcionadas aos diversos segmentos do setor industrial, atendendo a contento todas as demandas que surgiram", analisou.
Ao longo do ano, o Sistema Fiems realizou 281,2 mil atendimentos realizados pelo Sesi, Senai e IEL. Na área de educação profissional, o Senai atendeu, durante o ano, 18.209 trabalhadores, o Sesi realizou 258,2 mil atendimentos e o IEL colocou no mercado de trabalho 4,8 mil estagiários em empresas localizadas em 22 municípios e encaminhou 9 mil estudantes para as 4 mil empresas conveniadas., além disso, prestou 3,2 mil atendimentos às indústrias e estabeleceu parcerias institucionais com 58 entidades.
O Sistema Fiems ainda inaugurou 8 bibliotecas do programa Indústria do Conhecimento do Sesi construídas em diversos municípios, sendo duas em Campo Grandee uma unidade nas cidades de Três Lagoas, Corumbá, Aquidauana, Ponta Porã, Nova Andradina e Sidrolândia. Além disso, concluiu a unidade de Rio Verde de Mato Grosso, cuja inauguração será em 2009, e iniciou a construção de outras seis bibliotecas nos municípios de Campo Grande, Três Lagoas, Costa Rica, Naviraí, Bataguassu e Iguatemi, que também serão inauguradas no próximo ano.
Projetos
Para 2009, o presidente da Fiems já anunciou uma série de projetos que incluem desde reformas das unidades do Sesi e Senai no Estado até a construção de agências voltadas para a formação profissional para atender as demandas das indústrias de Mato Grosso do Sul. Entre os projetos para o próximo ano está o novo Clube do Trabalhador do Sesi, que passará a ser o Sesi Total, que oferecerá múltiplas atividades com atuação em educação, saúde, esporte e conhecimento. (Fiems)