Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 15 de Maio de 2025


Economia Quinta-feira, 19 de Fevereiro de 2009, 16:16 - A | A

Quinta-feira, 19 de Fevereiro de 2009, 16h:16 - A | A

Eficiência Energética tem adesão de mais oito empresas

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

O Programa de Eficiência Energética, desenvolvido pelo Senai em parceria com o Sebrae, conseguiu a adesão de mais oito indústrias de Mato Grosso do Sul, aumentando para 27 o número total de empresas inclusas. A previsão é atender 40 indústrias, sendo 50% das vagas para as empresas de grande porte e os outros 50% restantes para as micro e pequenas indústrias.

Segundo o técnico da Gerência de Educação e Desenvolvimento Tecnológico do Senai, Ricardo Fernandes, o trabalho foi desenvolvido em 14 indústrias consideradas grandes e 13 em micro e pequenas empresas. “Dessa forma, ainda temos seis vagas para as grandes empresas e sete para as micro e pequenas”, acrescenta, informando que os interessados em participar devem aderir ao programa até o fim do mês de março.

Em 2008, seis empresas receberam os diagnósticos de energéticos e a previsão é que outras cinco recebam nos próximos dias, enquanto as 16 indústrias restantes estão em fase de visita técnica e avaliação. Para o coordenador do Programa, Irineu Milanesi, o salto no número de adesões é resultado do trabalho sério a que se propõem a Fiems, por meio do Senai, e o Sebrae.

O Programa

Após a manifestação das empresas em aderir ao Programa de Eficiência Energética, profissionais do Senai e Sebrae visitam as indústrias para fazer todo o levantamento da estrutura elétrica, equipamentos e máquinas, verificando também as condições dos cabos, lâmpadas, transformadores e qualquer outro tipo de material que esteja ligado ao processo produtivo e que demande gastos de energia.

Ao fim da coleta de informações, os profissionais elaboram o diagnóstico energético, que aponta os caminhos viáveis para uma maior economia e, a partir daí, a Enersul executa esse trabalho dentro do planejamento levantado pelo Programa de Eficiência Energética. Além de Campo Grande, o Programa também está sendo desenvolvido em Dourados, Nova Andradina e Anastácio e há estudos preliminares em indústrias de Corumbá, Naviraí e Rio Verde de Mato Grosso.

No ano passado, a Fiems conseguiu, junto ao Colegiado de Eficiência Energética da Enersul, a destinação de R$ 1.882.000,00 do Programa de Eficiência Energética da empresa para que sejam executadas nas indústrias do Estado as alterações apontadas no diagnóstico energético. A concessionária de energia de Mato Grosso do Sul, por sua vez, enviou para a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), que aprovou para que os projetos sejam executados no decorrer deste ano.

Serviço - Os interessados em obter informações sobre o Programa de Eficiência Energética do Senai e Sebrae podem procurar as unidades do Senai em Campo Grande (67 3321-0421), Dourados (67 3411-2600), Três Lagoas (67 3509-5200), Naviraí (67 3461-2141), Rio Verde Mato Grosso (67 3292-1747) e Corumbá (67 3231-3158). (Fiems)
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS