Os representantes das 13 entidades ligadas ao CMC (Comitê de Monitoramento da Crise) realizam sua segunda reunião nesta quarta-feira (19/11), às 14h, no 5º andar da Casa da Indústria, em Campo Grande. Criado pela Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul) e Sebrae/MS (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Indústrias do Estado), o CMC é composto pelas entidades produtivas da indústria, comércio, serviços, agricultura, além de instituições bancária.
Na ocasião serão apresentados os indicadores nacionais e regionais, os resultados da pesquisa de sondagem, que verificou o comportamento na indústria e comercio do Estado e a situação do crédito, enfocando o comportamento quanto ao acesso, taxas de juros e liberação.
Está programada também a apresentação de representantes da CEF (Caixa Econômica Federal ) e do BB (Banco do Brasil). No fim dos trabalhos será elaborado um documento oficial do CMC, com os indicadores levantados e o desempenho da economia do Estado, frente ao atual contexto.
George Vidor
No próximo dia 27 de novembro, o CMC realizará ainda a palestra "Perspectivas da Economia Brasileira", com o jornalista George Vidor, comentarista econômico da GloboNews e colunista do Jornal O Globo. A palestra será realizada no auditório do Sebrae/MS, às 19 horas.
O CMC foi lançado no dia 30 de outubro, na Casa da Indústria, para municiar o setor produtivo sul-mato-grossense, a cada 15 dias, com informações sobre os efeitos da crise econômica mundial no Estado.
O Comitê acompanha os principais indicadores econômicos nacionais e estaduais, avaliando os impactos da crise mundial na economia estadual. Ele tem o intuito de propor uma agenda positiva de ações para minimizar os impactos na economia sul-mato-grossense e fortalecer a ação das instituições. (Da assessoria)