As obras da estrada que dará acesso à futura Ponte Bioceânica devem começar em cerca de dois meses, segundo informou o engenheiro Félix Zelaya, do Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC) do Paraguai. A via ligará a ponte que unirá Carmelo Peralta, no Paraguai, a Porto Murtinho, no Brasil.
“Estamos atualmente na intersecção do que será a via de acesso à ponte com a Rodovia PY15”, explicou Zelaya. Ele destacou que essa conexão terá 3,8 quilômetros de extensão e será essencial para integrar a ponte à malha rodoviária da região.
O projeto prevê um cruzamento complexo, com infraestrutura pensada para facilitar os desvios entre Carmelo Peralta, a PY15 e a ponte internacional. “Essa infraestrutura facilitará o tráfego local e internacional, consolidando um polo fundamental para a logística regional”, afirmou o engenheiro.
As obras serão executadas pelo Consórcio Vial de Integración, composto pelas empresas Tecnoedil SA Constructora e LT SA. O contrato tem valor de 125,9 bilhões de guaranis e prazo de execução de 12 meses. A consultoria Guaraní SA supervisionará o projeto por 14 meses, com custo de 1,6 bilhão de guaranis.
A estrada contará com pavimentação asfáltica, bueiros de concreto, terraplenagem, sinalização e iluminação. Enquanto isso, a Ponte Bioceânica já ultrapassou 80% de conclusão e é considerada estratégica para conectar os oceanos Atlântico e Pacífico, ampliando o papel do Paraguai no comércio sul-americano.