Pelo menos 613 mil aposentados e pensionistas do INSS ainda não formalizaram adesão ao acordo para o ressarcimento de descontos indevidos em seus benefícios. O acordo permite que as vítimas de fraude recebam os valores descontados de forma integral, com correção pela inflação, diretamente na conta bancária onde o benefício é pago.
A adesão é válida para aqueles que contestaram os descontos, mas não obtiveram resposta em até 15 dias úteis das entidades ou associações responsáveis. Também podem aderir os beneficiários que tiveram descontos entre março de 2020 e março de 2025, além dos que estão com processos na justiça, desde que desistam das ações para garantir o ressarcimento.
Os interessados devem formalizar a contestação até o dia 14 de novembro, por meio do aplicativo Meu INSS, da central 135 ou nas agências dos Correios. Até o momento, mais de 1,8 milhão de beneficiários, ou 75% dos aptos, já aderiram ao acordo, e a expectativa é que 99% deles recebam os valores de volta até a próxima segunda-feira, dia 18.