Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 08 de Maio de 2025


Executivo Quinta-feira, 08 de Maio de 2025, 13:23 - A | A

Quinta-feira, 08 de Maio de 2025, 13h:23 - A | A

Vale da Celulose

Governo reconhece oficialmente o Vale da Celulose em Mato Grosso do Sul

Nova lei destaca o papel econômico de 12 municípios sul-mato-grossenses

Viviane Freitas
Capital News

Com a sanção da Lei Estadual 6.404, de 7 de maio de 2025, o Mato Grosso do Sul oficializou a criação do “Vale da Celulose”, englobando doze municípios do interior que vêm se destacando na produção e no processamento de celulose. Essa cadeia produtiva tem sido essencial para alavancar o desenvolvimento regional nos últimos anos.

ALEMS

Deputado Caravina é nomeado para o Conselho Estadual de Segurança Pública e Defesa Social

Deputado Estadual Pedro Caravina (PSDB)

O governo ressaltou que outros municípios poderão futuramente integrar o Vale, desde que apresentem importância econômica, industrial e logística no setor.

Atualmente, o título abrange Água Clara, Aparecida do Taboado, Bataguassu, Brasilândia, Cassilândia, Inocência, Nova Alvorada do Sul, Paranaíba, Ribas do Rio Pardo, Santa Rita do Pardo, Selvíria e Três Lagoas.

A iniciativa partiu do deputado estadual Pedro Caravina (PSDB), como forma de valorizar as cidades que se tornaram referência em geração de empregos e infraestrutura ligada à celulose.

De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, entre 2023 e 2024, foram criados cerca de 5,6 mil empregos formais com a expansão das indústrias de eucalipto e das plantações.

Além do reconhecimento simbólico, a lei permite ao governo implantar políticas públicas e programas de desenvolvimento sustentável, visando qualificação de mão de obra para atender às demandas do setor. O nome “Vale da Celulose” agora poderá ser utilizado oficialmente pelo Estado e pelos municípios em documentos, campanhas e materiais institucionais.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS