A Fiems, em parceria com o LIDE MS, realizou o Emirados Summit em Campo Grande nesta última segunda-feira (15). O vice-presidente da Fiems, Crosara Junior, recebeu representantes como Rodrigo Paiva, presidente do LIDE Emirates, e João Paulo Paixão, da Dubai Chamber of Commerce no Brasil. O objetivo foi discutir o fortalecimento das relações comerciais entre Brasil e Emirados Árabes Unidos, mercado estratégico para o Estado.
Rodrigo Paiva destacou que o foco vai além de investimentos financeiros. “Os árabes têm recursos, mas querem relacionamento. A ideia é inserir empresários sul-mato-grossenses para trocar experiências, aprender e fomentar negócios em setores como agronegócio, logística, serviços e inovação”, explicou. A presença da Dubai Chamber no Estado foi inédita e reforça a importância das importações brasileiras para os Emirados, que dependem de produtos agroindustriais.
O presidente do LIDE MS, Aurélio Rocha, ressaltou a importância da conexão global para o crescimento local. “Falamos sobre Dubai como porta de entrada para o Norte da África e o mercado islâmico, além das oportunidades em transição energética e segurança alimentar, especialmente na produção de açúcar e proteína animal”, afirmou.
Em 2024, Mato Grosso do Sul exportou mais de US$ 200 milhões para os Emirados, com crescimento superior a 100% na receita e mais de 245 mil toneladas enviadas. Os principais produtos são pastas químicas de madeira (US$ 81,8 milhões), carnes bovinas congeladas e frescas, além de açúcares e miudezas comestíveis.