O final de ano de 2025 promete movimentar a economia de Mato Grosso do Sul, com expectativa de R$ 824 milhões em vendas e gastos, segundo a Pesquisa de Intenção de Consumo para o Natal e Ano Novo, realizada pela Fecomércio-MS em parceria com o Sebrae/MS. Apesar de um consumidor mais cauteloso, o levantamento aponta que o comércio e o setor de serviços devem ser impulsionados pela decisão de mais pessoas em presentear, além de um aumento nas comemorações.
O valor total será distribuído entre os gastos com presentes (R$ 226 milhões), celebrações de Natal (R$ 243 milhões) e festividades de Ano Novo (R$ 354 milhões). Embora o total represente uma queda de 38% em relação ao ano passado, devido ao cenário econômico restritivo, o comportamento do consumidor indica que, mesmo com um orçamento mais apertado, o desejo de celebrar permanece forte.
A pesquisa revelou que 69% dos sul-mato-grossenses pretendem comprar presentes de Natal, embora com um gasto médio de R$ 217,36, o que é menor do que nos anos anteriores. Brinquedos, roupas, eletrônicos e cosméticos lideram a lista de itens mais procurados. Já 78% planejam celebrar o Natal, com um gasto médio de R$ 206,35, principalmente em refeições caseiras e encontros familiares. Para o Ano Novo, a participação de consumidores que planejam comemorar é ainda maior, atingindo 80%, com um gasto médio de R$ 294,19.
Entre os entrevistados, 63% afirmam que usarão o 13º salário para despesas de início de ano, como economias e pagamento de contas, e apenas 11% para as comemorações de fim de ano. "O consumidor está mais prudente, mas ainda valoriza a celebração das festas. O aumento de pessoas que vão presentear mostra o valor do afeto, embora com um foco maior em gastos essenciais", explicou a economista do IPF-MS, Regiane Dedé de Oliveira.
O Sebrae/MS também alerta que os pequenos negócios devem se preparar para atender a essa demanda, com foco na qualidade dos produtos e um bom atendimento. "O consumidor busca qualidade, mas também prefere comprar em lojas físicas e aproveitar benefícios no pagamento à vista", destacou o analista-técnico do Sebrae/MS, Paulo Maciel. A pesquisa foi realizada entre os dias 3 e 13 de novembro em várias cidades de MS, com 1.982 pessoas entrevistadas.
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