O governo federal vai repassar R$ 828 mil ao município de Corumbá, em Mato Grosso do Sul, para ações emergenciais de acolhimento a refugiados e migrantes. O recurso é destinado a cidades que enfrentam fluxo migratório intenso causado por crises humanitárias.
A verba será repassada em parcela única no exercício de 2025, com validade de seis meses. Caso seja necessário ampliar o período de atendimento, o município deverá apresentar um novo plano de trabalho à União.
Corumbá é o único município de Mato Grosso do Sul entre os 28 contemplados em todo o país. No total, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome irá destinar R$ 25 milhões para essa finalidade.
A Casa do Migrante é o principal ponto de apoio na cidade para refugiados e migrantes em situação de vulnerabilidade. O local oferece abrigo provisório e pode atender até 25 pessoas por vez.
De janeiro a março deste ano, a Casa do Migrante acolheu 515 pessoas. Em 2024, o total chegou a 1,7 mil atendimentos, com maioria de migrantes vindos da Venezuela.
“Os municípios precisam enviar o plano de ação em até 30 dias após o recebimento do recurso”, informou a Secretaria Nacional de Assistência Social.