Campo Grande 00:00:00 Domingo, 04 de Maio de 2025


Economia Sábado, 03 de Maio de 2025, 11:25 - A | A

Sábado, 03 de Maio de 2025, 11h:25 - A | A

Caged

Campo Grande registra saldo positivo de 3,8 mil empregos formais no 1º trimestre

Funsat destaca importância da qualificação e proximidade com o mercado

Elaine Oliveira
Capital News

Campo Grande fechou o primeiro trimestre de 2025 com saldo positivo de 3.803 empregos formais, segundo o relatório de março do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). Apenas no mês de março, o superávit foi de 569 vagas, resultado de 13.434 admissões contra 12.865 desligamentos, representando uma variação positiva de 0,23% no nível de emprego em relação ao mês anterior.

De acordo com o Observatório Municipal do Mercado de Trabalho, os números reforçam o papel da articulação entre o poder público e o setor produtivo na geração de novas oportunidades. “O cenário apresentado reflete o esforço conjunto do município para fortalecer a qualificação profissional e ampliar o acesso às oportunidades. Nosso compromisso é seguir trabalhando pelo desenvolvimento local, nos âmbitos econômico e social”, afirmou o diretor-presidente da Funsat (Fundação Social do Trabalho), João Henrique Bezerra.

A diretora de Vagas e Emprego da Funsat, Denize Morais, destacou a sintonia entre empresas e serviços públicos. “Estamos atentos às demandas das empresas e focados em conectar cada vez mais profissionais às vagas disponíveis. Esse crescimento também é fruto da nossa parceria com os empregadores e da preparação dos trabalhadores para os novos desafios. Nossa estratégia é baseada em conexão e proximidade”, disse.

Desempenho por setor

O setor de Serviços liderou as contratações em março, com saldo positivo de 630 postos, influenciado principalmente pela abertura de 489 vagas na área da Educação e 176 em atividades administrativas. No trimestre, o setor acumulou 2.536 vagas.

Na sequência, aparecem:

• Construção civil: +835 postos

• Indústria: +263

• Comércio: +114

• Agropecuária: +55

Perfil dos contratados

A maioria dos trabalhadores contratados no trimestre tem ensino médio completo (58%), enquanto 28% possuem ensino superior. A Funsat estima proporção semelhante entre os candidatos encaminhados pela Agência Pública de Empregos no mesmo período. Apenas em abril, 366 candidatos encaminhados pela Funsat foram contratados por empresas da Capital.

Além disso, entre janeiro e março, a Fundação intermediou 2.902 vagas, realizou 4.200 abordagens a candidatos e emitiu 6.078 autorizações para entrevistas com recrutadores, fortalecendo o elo entre o trabalhador e o mercado de trabalho local.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS