Sidrolândia se tornou a principal produtora de frangos de Mato Grosso do Sul, com um plantel de 7 milhões de aves. O município alcançou o 1º lugar no estado e conquistou a 21ª posição entre os 25 maiores do Brasil, segundo dados da Pesquisa da Pecuária Municipal, divulgada pelo IBGE nesta quinta-feira (18).
Apesar de uma leve queda de 0,8% no total de aves, MS manteve a 11ª colocação nacional em produção de frangos, com 34 milhões de cabeças em 2024. Dourados, Ivinhema, Itaquiraí e Aparecida do Taboado também figuram entre os cinco maiores produtores do estado. “A avicultura sul-mato-grossense segue forte, com municípios puxando o crescimento”, aponta o levantamento.
Na produção de ovos, o destaque ficou para Nova Andradina, que surpreendeu com um salto de mais de 2.400% na produção: de menos de 1 milhão de dúzias em 2023 para mais de 22 milhões neste ano. Terenos segue na liderança com 31,4 milhões de dúzias, seguido por Ivinhema com 25,6 milhões. O estado registrou 114,3 milhões de dúzias em 2024, crescimento de 23% em 12 meses.
O bom desempenho impulsionou o faturamento do setor, que passou de R$ 505 milhões em 2023 para R$ 687,4 milhões neste ano — alta de 36%. “Esse avanço mostra que o setor tem potencial para atrair investimentos e gerar emprego no campo, mesmo com os desafios do mercado”, diz o IBGE. Mato Grosso do Sul agora ocupa o 12º lugar na produção nacional de ovos.