Campo Grande 00:00:00 Domingo, 06 de Julho de 2025


Rural Sábado, 05 de Julho de 2025, 14:58 - A | A

Sábado, 05 de Julho de 2025, 14h:58 - A | A

Atualização

Mais sete países retiram restrições à carne de frango do Brasil após foco de gripe aviária

Mapa aponta que maioria das nações já retomou comércio com o país; exportações ainda seguem suspensas em algumas regiões

Elaine Oliveira
Capital News

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) atualizou nesta semana a situação das restrições internacionais à carne de frango do Brasil, após a confirmação de um foco de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) em Montenegro (RS).

Sete novos países retiraram as restrições às exportações brasileiras: Argentina, Cuba, Emirados Árabes Unidos, Filipinas, Índia, Mauritânia e Uruguai. Com isso, mais de 20 nações já normalizaram as compras do produto brasileiro.

A situação atual das exportações é a seguinte:

Sem restrições: países como Egito, Paraguai, Vietnã e Bósnia mantêm o comércio livre.

Suspensão total: Canadá, China, União Europeia, Chile e Peru, entre outros.

Suspensão regional: alguns países limitam a restrição ao Rio Grande do Sul, como México, Coreia do Sul e Arábia Saudita.

Suspensão municipal ou por zonas: Japão, Catar, Jordânia e outros adotam restrições específicas por município ou zona geográfica.

O Brasil segue negociando com seus parceiros comerciais e destaca que a regionalização das restrições está em conformidade com os protocolos da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) e da Organização Mundial do Comércio (OMC).

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS