Arquivo
Levantamento aponta que os acidentes de trânsito têm aumentado ano após ano em Campo Grande
Entre janeiro e junho de 2025, Campo Grande registrou 5.282 acidentes de trânsito, segundo o Comando do Batalhão da Polícia Militar de Trânsito. “A média é de 29,34 casos por dia e 1.056 por mês”, informou o balanço. Do total, 1.817 resultaram em vítimas e 17 em mortes. Os dados não incluem os acidentes atendidos pela Polícia Rodoviária Federal.
De acordo com o levantamento, os acidentes de trânsito têm aumentado ano após ano na capital. “Em 2020 foram 9.222 sinistros, número que chegou a 12.760 em 2024”, destaca o relatório. No acumulado de quatro anos, o crescimento foi de 38,36%, o que acende o alerta sobre a segurança nas vias urbanas de Campo Grande.
Para resolver conflitos no local do acidente, a 9ª Vara do Juizado Especial de Trânsito atua com equipes móveis. “Atuamos em 44,81% dos sinistros de 2025, com 2.270 conciliações e taxa de 95,8% de êxito”, explicou o Tribunal de Justiça de MS. A presença do Juizado evita que muitos casos se transformem em processos judiciais.
“Cada equipe é formada por um conciliador, um policial militar e um motorista”, informou o TJMS. Eles se deslocam em uma van até o local da ocorrência e realizam, ali mesmo, a tentativa de conciliação entre as partes envolvidas. A iniciativa é válida para casos sem vítimas ou indícios de crime.
“Não atuamos em acidentes com vítimas, mortes, danos ao patrimônio público ou indícios de crime de trânsito”, esclareceu o Juizado. Também não são atendidos casos envolvendo veículos oficiais ou motoristas não habilitados.