Sábado, 27 de Abril de 2024


Agronegócio Quinta-feira, 28 de Março de 2024, 08:57 - A | A

Quinta-feira, 28 de Março de 2024, 08h:57 - A | A

Mato Grosso do Sul

Mais de mil mulheres foram contratadas e empresa Suzano reforça a busca pela igualdade de gênero

Pouco mais de 600 mulheres atuam, apenas, na unidade da empresa em Três Lagoas

Juliana Rezende
Capital News

Divulgação/Assessoria Suzano

Suzano abre novas vagas em curso de Mecânica de Máquinas Florestais

Curso de Mecânica de Máquinas Florestais

Com duas fábricas de celulose em Mato Grosso do Sul, sendo uma localizada em Ribas do Rio Pardo e outra em Três Lagoas, a Suzano, maior produtora mundial de celulose, reforça a dedicação pela busca da igualdade de gênero no mercado de trabalho, dando ênfase às mais de mil contratações de mulheres.

A informação é de relevância no cenário atual, principalmente neste mês de março, onde o mundo se mobilizou no Dia 8 de Março, e movimentos se reuniram a fim de erguerem suas bandeiras para que as mulheres sejam valorizadas dentro e fora do mercado de trabalho.

Segundo dados da Suzano, atualmente 1.049 mulheres integram os quadros de funcionárias em Mato Grosso do Sul. O número, de acordo com a companhia, vai ao encontro das ações para a promoção da igualdade de gênero e equidade de oportunidade, por meio do desenvolvimento de programas de qualificação e processos seletivos que proporcionam oportunidades igualitárias e condições justas para que as mulheres possam assumir oportunidades em áreas historicamente masculinas. 

Divulgação/Suzano

Suzano - Mulheres

Ana Beatriz Soares, uma das trabalhadoras da Suzano em Três Lagoas

Com essa cultura de inclusão e promoção da diversidade, a empresa registrou um aumento de 150% na quantidade de contratações de mulheres na unidade de Três Lagoas, passando de 251 mulheres em 2019 para 626 mulheres no quadro atual de colaboradoras. Já em Ribas do Rio Pardo, onde está em construção a nova fábrica da companhia, são 423 mulheres contratadas para atuarem nas áreas industrial e florestal, número que deve crescer quando iniciadas as operações da unidade.

“A Suzano tem o compromisso de promover a diversidade em suas unidades. Está no DNA da empresa. Entendemos que a igualdade de oportunidades e de gênero no ambiente de trabalho é essencial para a construção de uma sociedade mais justa. E os resultados mostram que estamos no caminho certo. Em cinco anos, mais que dobramos o número de mulheres em Três Lagoas e, em Ribas do Rio Pardo”, destaca Angela Aparecida dos Santos, gerente executiva de Gente e Gestão da Suzano no Mato Grosso do Sul.

Com atuação em todas as frentes de trabalho, tanto nas atividades de silvicultura, colheita, transporte do eucalipto e na linha de produção de celulose, quanto na própria construção e montagem do maior empreendimento privado do país, a presença das mulheres na empresa contribui para um ambiente de trabalho mais igualitário e fortalecido.

Uma das profissionais que estão na linha de frente da operação florestal, é Ana Beatriz Soares, de 33 anos. Ela mudou-se recentemente para Três Lagoas com um filho de sete anos para exercer papel de supervisão de colheita.

“Todas as pessoas do time da colheita me receberam muito bem. Todo o apoio que recebi foi muito importante porque me impulsionou e também deu coragem. Cheguei com receio, mas fui me estabelecendo, ficando mais leve e confiante e consegui implementar meu trabalho sem problemas”, relata.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS