Campo Grande Quinta-feira, 09 de Maio de 2024


Agronegócio Quinta-feira, 21 de Dezembro de 2023, 14:26 - A | A

Quinta-feira, 21 de Dezembro de 2023, 14h:26 - A | A

Recorde

Suzano alcança 30 milhões de toneladas de celulose produzidas em Três Lagoas

Esta é a primeira unidade do mundo a alcançar este marco em 14 anos de operação

Rogério Vidmantas
Capital News

Divulgação

Suzano Três Lagoas

Unidade da Suzano tem duas fábricas em operação

A Suzano de Três Lagoas fecha o ano de 2023 com uma marca histórica para a companhia. Nesta quarta-feira (20), a unidade atingiu, em 14 anos de atividades e duas fábricas em operação, total de 30 milhões de toneladas de celulose produzidas, sendo a primeira do mundo a alcançar esse número neste período.

“Esse marco representa o empenho de todos da nossa equipe e a parceria de sucesso que temos com Três Lagoas e o Mato Grosso do Sul. São 30 milhões de toneladas de celulose com o selo três-lagoense para o mundo, cuja produção, de forma direta e indireta, teve a participação e beneficiou toda a população local. E não estamos falando somente de emprego ou de arrecadação de tributos, mas do desenvolvimento orgânico gerado pela nossa unidade”, destaca Eduardo Ferraz, gerente Executivo da Unidade de Três Lagoas.

Para se ter uma ideia da dimensão desse número, o transporte desse volume de material até o Porto de Santos, em São Paulo, foi feito percorrendo aproximadamente 10 milhões de quilômetros, o suficiente para dar a volta ao mundo 250 vezes. Além disso, para chegar ao marco de 30 milhões de toneladas, a Suzano colheu nada menos que 100 milhões de metros cúbicos de madeira, o que equivale a algo em torno de 500 milhões de eucaliptos plantados pela companhia ao longo de quase duas décadas.

“Temos uma campanha institucional sobre esse marco de produção que diz “Da muda ao mundo’, por que tudo começa em nossos viveiros de mudas de eucalipto, pesquisas, plantio, colheita, produção fabril até chegar aos mercados internacionais que abastecemos. São centenas de pessoas envolvidas nesse processo de colheita de eucalipto ao longo desses anos e que tiveram as suas vidas transformadas e renovadas a partir da árvore. Hoje, por exemplo, temos operações em 13 municípios de Mato Grosso do Sul, que, de alguma forma, são beneficiados com as nossas ações, seja de forma orgânica ou direcionada, por meio dos nossos projetos sociais”, completa Ferraz.

Atualmente, a Suzano mantém uma base florestal de 599.996 hectares de florestas plantadas de eucalipto e nativas em Mato Grosso do Sul. Deste total, 143.129 hectares são exclusivamente para a conservação da biodiversidade.

Divulgação

Suzano TLS

Volume de material produzido foi atingido com 100 milhões de metros cúbicos de madeira

Em Três Lagoas

A história da Suzano em Mato Grosso do Sul está diretamente ligada ao desenvolvimento socioeconômico de Três Lagoas e da Costa Leste. A companhia foi uma das primeiras do setor a apostar no potencial da região para a silvicultura e a indústria de celulose. A primeira fábrica da companha entrou em operação no ano de 2009. Na época, eram cerca de dois mil postos de trabalho entre diretos e indiretos, além de centenas de empreendimentos abertos para atender a nova indústria e as novas demandas que surgiram com o desenvolvimento acelerado.

Em 2017, a companhia inaugurou a segunda fábrica, fazendo da Unidade Três Lagoas a maior unidade em capacidade produtiva do mundo, com 3,25 milhões de celulose ao ano, volume que se mantém até hoje. Com isso, o número de colaboradores teve que acompanhar a nova demanda e mais que dobrou: hoje são cerca de seis mil empregos diretos e indiretos, muitos deles destinados ao setor florestal.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS