Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 08 de Maio de 2025


Executivo Quarta-feira, 07 de Maio de 2025, 17:58 - A | A

Quarta-feira, 07 de Maio de 2025, 17h:58 - A | A

Semadesc

Jaime Verruck afirma que Mato Grosso do Sul vive o melhor momento da sua história econômica

Programa Cidades Empreendedoras é apontado como ferramenta estratégica para o desenvolvimento municipal

Elaine Oliveira
Capital News

O secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso do Sul, Jaime Verruck, afirmou que este é "o melhor momento da história do Estado", citando o crescimento do PIB acima da média nacional, o pleno emprego e a capacidade de investimento público como reflexos da atual fase econômica. A declaração foi feita durante evento de capacitação de funcionários e consultores do Programa Cidades Empreendedoras, promovido pelo Sebrae/MS em parceria com o Governo do Estado.

Segundo Verruck, a projeção de crescimento do PIB de 4,8% em 2025, o dobro da média nacional, está diretamente relacionada aos grandes empreendimentos industriais, especialmente no setor de celulose. O secretário também destacou que o Estado alcançou capacidade de investimento de 15,3% da receita corrente líquida, com R$ 4 bilhões em infraestrutura com recursos próprios e mais R$ 2,3 bilhões contratados junto ao BNDES e BID. 

Mairinco de Pauda/Semadesc

Jaime Verruck afirma que Mato Grosso do Sul vive o melhor momento da sua história econômica

Mato Grosso do Sul vive o melhor momento da sua história econômica

“Temos que aproveitar esse cenário e fazer os municípios crescerem junto com o Estado”, disse. Para isso, o Programa Cidades Empreendedoras se apresenta como uma das principais ferramentas. “Temos o Programa MS Ativo, que é o plano macro para abarcar todos os projetos dos municípios. Lá estão as informações necessárias para orientar os gestores no momento de construir seus planos de desenvolvimento”, explicou.

O programa apoiou 36 municípios em 2024, e os dados da Receita Federal, compilados pelo Sebrae/MS, mostram a abertura de 26.432 empresas entre janeiro de 2023 e abril de 2024 — um aumento médio de 8% no número de novos negócios. Para 2025, novas vagas foram abertas para municípios interessados em aderir à iniciativa. 

Durante sua fala, Verruck recomendou que os consultores ajudem os prefeitos a aproveitarem melhor as estruturas públicas já existentes e priorizem ações estratégicas. Ele também sugeriu a adoção do sistema de governança por contratos de gestão, já implementado com sucesso no governo estadual. “Cada secretário assume com o governador uma série de compromissos, com metas e prazos. Isso também pode ser feito nas gestões municipais”, ressaltou.

O secretário citou ainda o uso da tecnologia como aliado no desenvolvimento, dando como exemplo a digitalização da Junta Comercial, que passou a utilizar inteligência artificial para análise de processos, reduzindo o tempo de abertura de empresas de semanas para minutos.

“A missão dos consultores agora é orientar os municípios sobre os melhores caminhos. O Estado está junto. O papel de vocês é crucial para transformar esse projeto em ação adequada com desenvolvimento adequado”, concluiu Verruck.

A capacitação em Campo Grande, que marca a primeira fase do Programa Cidades Empreendedoras, terá duração de dois dias e meio. Participam do evento o superintendente do Sebrae/MS, Cláudio Mendonça, e a diretora técnica, Sandra Amarilha.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS