As exportações realizadas pelos portos de Corumbá e Porto Murtinho somaram US$ 330,9 milhões entre janeiro e junho de 2025, com um volume total de 4,5 milhões de toneladas movimentadas. O desempenho parcial já supera todos os embarques realizados em 2024, evidenciando a crescente importância da Hidrovia do Rio Paraguai como modal estratégico para o escoamento de produtos do agronegócio e da mineração em Mato Grosso do Sul.
Segundo dados da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), o Porto de Corumbá respondeu por US$ 197,6 milhões das exportações, com destaque para o minério de ferro e seus concentrados, que totalizaram 3,82 milhões de toneladas e renderam US$ 182,8 milhões. Esse volume representa quase o dobro do registrado no mesmo terminal em 2024.
Outros produtos exportados por Corumbá incluem:
Ferro-gusa: 50,5 mil toneladas (US$ 19,6 milhões);
Minérios de metais de base: 125 mil toneladas (US$ 19 milhões);
Celulose: 18,4 mil toneladas (US$ 10,6 milhões).
Já o Porto de Porto Murtinho exportou exclusivamente soja em grão, totalizando 370,1 mil toneladas e gerando US$ 133,5 milhões em receita. O volume é três vezes maior do que o registrado no mesmo período de 2024 e superior ao total exportado ao longo de todo o ano passado.
Retomada da navegabilidade impulsiona portos
O crescimento no volume exportado está diretamente ligado à recuperação parcial dos níveis do Rio Paraguai. Após a seca severa de 2024, os terminais voltaram a operar com mais regularidade em 2025. De acordo com o Imasul, o nível do rio subiu 2,20 metros em Ladário e 2,40 metros em Porto Murtinho, permitindo maior tráfego de barcaças.
“A logística fluvial mostra sinais de recuperação e reforça o papel estratégico dos portos sul-mato-grossenses localizados ao longo do Rio Paraguai”, afirma Jaime Verruck, secretário da Semadesc.
Concessão da hidrovia avança e deve atrair investimentos
No final de junho, a ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) avançou no processo de concessão da Hidrovia do Rio Paraguai, cujo leilão está previsto para dezembro de 2025.
O projeto abrange 600 km de extensão entre Corumbá e a foz do Rio Apa, em Porto Murtinho, e prevê investimentos iniciais de R$ 63,8 milhões nos primeiros cinco anos, com concessão por 15 anos, prorrogáveis.
As ações previstas incluem:
Dragagem, balizamento e sinalização do canal;
Implantação de sistema de gerenciamento de tráfego aquaviário;
Construção de galpão industrial e aquisição de draga;
Levantamentos hidrográficos e inteligência fluvial.
“A concessão é fundamental para destravar gargalos logísticos que hoje encarecem a produção mineral e agrícola”, destaca Verruck.