Campo Grande 00:00:00 Sábado, 27 de Setembro de 2025


Agronegócio Sábado, 27 de Setembro de 2025, 08:44 - A | A

Sábado, 27 de Setembro de 2025, 08h:44 - A | A

Jaraguari

Crédito e assistência técnica transformam 21 hectares em propriedade produtiva

Com apoio do Senar/MS e do CNA Fiagro, família Brustolin amplia pecuária e suinocultura e fortalece sucessão no campo

Elaine Oliveira
Capital News

O que antes era apenas uma área cercada de 21 hectares, sem energia, casa ou poço, hoje é uma propriedade produtiva e rentável em Jaraguari, a 50 quilômetros de Campo Grande. A mudança na vida da família Brustolin foi possível graças ao trabalho da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar/MS e ao acesso ao crédito por meio do CNA Fiagro.

“Quando começamos, não tinha nada. Era uma área crua. A virada de chave veio com a orientação técnica e o financiamento do Fiagro, que nos ajudou a aproveitar melhor o mercado de gado”, relata o produtor Glauber Brustolin.

O recurso foi usado para o giro rápido de compra e venda de bovinos, garantindo rentabilidade. “O Fiagro é desburocratizado, com taxa justa e contratação simples. Sem esse apoio, não teríamos conseguido”, completa.

Além da pecuária de corte, a suinocultura ganhou reforço com a compra de uma chorumeira, adquirida também com o financiamento. O equipamento é essencial para distribuir os dejetos dos suínos nas pastagens e aumentar a fertilidade do solo. “O objetivo é aproveitar ao máximo os nutrientes e transformar em resultado. O Fiagro possibilitou essa aquisição estratégica”, explica o técnico da ATeG, Rafael de Oliveira Lima.

A filha do produtor, Julia Ueti Brustolin, assumiu papel de destaque na gestão da suinocultura. “Venho várias vezes por semana, cuido da ração, dos medicamentos e da parte burocrática. Sempre que precisamos, o técnico nos apoia. Isso faz toda a diferença”, ressalta.

Para Glauber, o apoio vai além da questão financeira. “O Senar ajuda o produtor a enxergar o potencial que tem. Muitos pensam que suas terras não servem para nada, mas com boas práticas e um recurso acessível é possível transformar a realidade. Quero mostrar para minha família que o campo pode ser tão bom quanto a cidade”, afirma.

Criado para financiar de forma sustentável e menos burocrática, o CNA Fiagro atende produtores assistidos pela ATeG do Senar. Em Mato Grosso do Sul, a iniciativa tem possibilitado não apenas ganhos produtivos, mas também fortalecido a sucessão familiar no campo.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS