O Brasil já registra dois casos confirmados de gripe aviária: um em uma granja comercial no município de Montenegro e outro em um zoológico de Sapucaia do Sul, ambos no Rio Grande do Sul. Além disso, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) investiga outros seis focos suspeitos da doença em diferentes estados.
Dois dos casos em apuração envolvem granjas comerciais localizadas no Tocantins e em Santa Catarina. Os demais foram identificados em criações domésticas e de subsistência nos estados de Mato Grosso, Ceará, Sergipe e também no Rio Grande do Sul. As informações constam no painel de monitoramento de síndromes respiratórias e nervosas em aves, atualizado nesta segunda-feira (19) pelo Mapa.
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, destacou a importância da vigilância constante e da colaboração de todos. “Todos os fiscais, todos os sistemas estaduais estão em alerta a qualquer tipo de suspeita, e a própria população também”, afirmou.
Fávaro orienta que criadores — tanto comerciais quanto domésticos — comuniquem imediatamente qualquer sinal de doença em aves. “Ao primeiro sintoma de um animal doente, devem alertar à pasta, que se encarrega de atualizar o sistema”, explicou.
Apesar dos desafios, o ministro reforça a confiança no sistema sanitário brasileiro. “O sistema brasileiro é tido como o melhor do mundo. É assim que a gente vai superar esse momento difícil e voltar à normalidade o mais rápido possível”, completou.