Durante o 4º Fórum da Avimasul, realizado nesta sexta-feira (13) na Expoagro de Dourados, lideranças políticas, produtores e especialistas discutiram o fortalecimento da segurança sanitária nas granjas de Mato Grosso do Sul. A reunião ganhou relevância com a confirmação do primeiro foco de gripe aviária em uma granja comercial no Brasil. O evento foi promovido pela Associação dos Avicultores do Estado, presidida por Franciele Corneli, com participação do deputado estadual Renato Câmara, presidente da Frente Parlamentar da Avicultura.
Criada em 2022, a Frente Parlamentar tem sido um canal técnico e político entre o setor e o poder público. Durante o encontro, Renato Câmara destacou o papel da vigilância sanitária no atual cenário. “O fórum foi um sucesso e demonstrou que a avicultura em Mato Grosso do Sul é forte, organizada e atenta. Vamos intensificar os cuidados sanitários e reforçar a vigilância, sempre com base técnica”, afirmou.
Com um plantel de 134 milhões de aves, Mato Grosso do Sul é o 7º maior produtor e exportador de carne de frango do país, com exportações superiores a US$ 359 milhões. Cidades como Sidrolândia, Dourados, Ivinhema e Glória de Dourados se destacam na produção. “Temos soja e milho no quintal, insumos essenciais. Mas temos, acima de tudo, responsabilidade”, completou o parlamentar.
A Frente Parlamentar seguirá mobilizada para manter o setor produtivo bem informado. “Trabalhamos para garantir estabilidade, segurança e previsibilidade. É tempo de união, informação e ação coordenada”, ressaltou Renato Câmara. A articulação entre Legislativo, setor produtivo e governo estadual será ampliada para assegurar o pleno funcionamento da avicultura no estado.