Campo Grande Segunda-feira, 29 de Abril de 2024


Cultura e Entretenimento Quinta-feira, 11 de Abril de 2024, 13:42 - A | A

Quinta-feira, 11 de Abril de 2024, 13h:42 - A | A

Centenário

Livro sobre beata Laura Vicuña é lançado e inicia comemorações do Colégio Auxiliadora

Obra traz relatos de milagres da beata Laura Vicuña

Juliana Rezende
Capital News

Divulgação/Assessoria

 Livro com graças de beata é lançado e inicia comemorações dos 100 anos do Colégio Auxiliadora

Autora se dedicou às pesquisas para traduzir a grandeza da religiosa beatificada

Para iniciar as celebrações do centenário do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, em Campo Grande e as homenagens póstumas pelos 133 anos de nascimento da beata Laura Vicuña, foi lançado um livro, com o mesmo nome da religiosa. A obra é de autoria da Irmã Maria Nilda Cavalcante Rangel (Filhas de Maria Auxiliadora-FMA). A solenidade ocorreu no último dia 5, na sede do colégio salesiano.

Os relatos da beata já foram registrados em outros livros e filmes em vários idiomas. Contudo, o exemplar escrito pela Irmã Maria Nilda traz um novo contexto para os devotos. Incentivada pela Família Salesiana em Mato Grosso do Sul, a autora da nova obra debruçou-se sobre um imenso acervo literário para resgatar testemunhos daqueles que muito próximo dela viveram, bem como dos milagres alcançados por intercessão da religiosa de apenas 12 anos, que foi beatificada pelo Papa João Paulo II em 1988.

“Ao escrever essa nota, na proximidade dos meus 90 anos, a emoção toma conta da minha alma. Lá se vão 68 anos de dedicação à vida religiosa e cá estou a publicar, após uma minuciosa pesquisa, a história de Laurinha. Eu gostaria que as pessoas, ao ler o livro, sintam-se como eu: agraciada de Laura na vida espiritual. Uma menina que aos 9 anos inicia uma vida de santidade e aos 12 anos já é uma gigante”, reflete, emocionada, Irmã Nilda.

A cuidadosa pesquisa da autora retrata no livro passagens históricas da vida de Laura e os principais personagens da sua ascensão, entre eles: Irmã Ângela Piai (primeira diretora da jovem, no Colégio Maria Auxiliadora de Junín de los Andes, Argentina); Irmã Rosa Azócar (primeira professora e catequista); Padre Augusto Crestanello (primeiro biógrafo, orientador espiritual e confessor de Laura); Padre Zaccaria Genghini (administrou os últimos sacramentos em 22 de janeiro de 1.904 e testemunhou a revelação do segredo da Beata, presidiu seu funeral e confessou dona Mercedez, mãe de Laura).

O livro traz também um capítulo com testemunhos, pois segundo a autora, ela “gostaria que todos entendessem o que é viver a palavra de Deus no dia-a-dia, transformando a própria vida”. Assim, pessoas que, alcançaram graças pela intercessão da Beata, tiveram a oportunidade de contar suas histórias, entre elas advogada Laura Maria Siufi Nepomuceno, a arquiteta Lucy Ferreira Lucas Heritier, a especialista em Educação Inah Aparecida Barbosa dos Anjos e o senador Nelsinho Trad, todos sul-mato-grossenses.

Milagre

Católico praticante, o senador sul-mato-grossense Nelsinho Trad, conta que sua mãe Therezinha Trad e Irmã Nilda foram colegas de escola na infância. Mas foi, no início dos anos 70, quando tinha por volta de 11 anos de idade, que vivenciou a experiência espiritual que marcou sua vida para sempre. “Quando menino recebi a graça de cura por intermédio de Laura que, desde então, ao lado de Deus, está na base da minha fé e no meu dia-a-dia”, relata.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS