A Academia Sul-Mato-Grossense de Letras realiza nesta quinta-feira (10), às 19h30, mais uma edição do projeto Leituras e Conversas, com entrada gratuita no auditório da instituição. O encontro literário será dedicado à obra de Augusto César Proença, escritor e pesquisador da cultura pantaneira. A mediação será feita pelas acadêmicas Lenilde Ramos, Maria Adélia Menegazzo e Sylvia Cesco.
A professora da UEMS Suzylene Araújo é a convidada especial da noite e contribuirá com análises da produção literária de Proença. Segundo Henrique de Medeiros, presidente da ASL, o autor “retratava com realismo a vida e a cultura pantaneira”, com forte valorização das tradições regionais. “Ele buscou resgatar a memória e a identidade do Pantanal”, completou.
Natural de Corumbá, Augusto César Proença foi contista, historiador e ocupou a cadeira nº 28 da ASL. Formado em Letras no Rio de Janeiro, ele também fez parte da Academia Corumbaense de Letras e do Sindicato dos Escritores do Rio de Janeiro. Proença colaborou com o Jornal Correio do Estado e a Revista da ASL ao longo de sua carreira.
Entre suas principais obras estão Raízes do Pantanal, Pantanal: gente, tradição e história e Memória Pantaneira. Também dirigiu o curta-metragem A poeira, baseado em um de seus contos. Ao longo da carreira, foi premiado em concursos literários em Mato Grosso do Sul e no Rio de Janeiro, destacando-se em diversos festivais e simpósios culturais.
O evento ocorrerá presencialmente no auditório da ASL, localizado na Rua 14 de Julho, nº 4653, bairro São Francisco, em Campo Grande. A entrada é gratuita e o traje sugerido é esporte. Mais informações podem ser obtidas com a assessoria da ASL.