Campo Grande foi sede neste final de semana do 1º Festival Internacional da Carne, onde reuniu 35 empreendedores, muitos deles com agroindústrias familiares. O evento foi organizado por meio da Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio (Sidagro) e da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur).
No estande da Sidagro, tinha queijos artesanais, cucas com receitas da vovó, mel, doces de leites e cachorrada, artesanato em lona, couro e materiais recicláveis e sintéticos. Também tinha tereré com a erva mate mais gostosa da cidade e um espaço aconchegante com móveis em madeira rústica para aproveitar e dar uma refrescada.
A empresária Rúbia Grasiela Rodrigues, da Erva Mate Campão, disse ser difícil descrever com palavras o que foi a feira para a empresa. “Nós conseguimos fazer muitos contatos, primeiramente, como nossos próprios clientes que vieram porque a gente divulgou que estaria aqui. Escutamos o feedback deles o que nos dá a oportunidade de estar melhorando, conseguimos fazer contatos com pessoas de fora que não conheciam o tereré e ficaram encantados com a nossa cultura, com a nossa erva. E em um terceiro momento, eu diria, os novos parceiros de negócios. Foi um espaço de oportunidades. Estamos muito agradecidos à Prefeitura, à Sidagro por nos proporcionar este momento que é único”, afirmou.
O secretário Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, Adelaido Vila, emendou: “Estamos incentivando uma cultura inovadora, que é essencial para impulsionar o progresso e a competitividade em qualquer setor. Esses eventos que temos participado e levado os pequenos produtores oferecem visibilidade para seus negócios, aumentando a chance de atrair clientes e investidores. Essa interação também pode inspirar inovação, contribuindo para o crescimento e sucesso dos empreendimentos de menor porte”, afirmou.
Copa Internacional de Assadores
A competição foi no estilo fogo de chão. Os assadores se aventuraram com o corte de costela bovina, paleta suína e frango, que foram avaliados e degustados pelos oito juízes e também pelo público presente.
Foi uma experiência incrível, experimentamos a costela assada, a paleta de porco e o frango. A costela estava maravilhosa. Me senti muito honrado em poder participar de uma iniciativa como esta”, disse o servidor Cláudio Oliveira da Silva.
A carne preferida do público recebeu a premiação como “Campeã Popular” e os jurados escolheram as melhores equipes, que receberam prêmios em dinheiro e a chancela da Associação Brasileira, que compõem os canais da Confederação Pan-Americana.
O prêmio ficou aqui em Mato Grosso do Sul com a equipe Chama o Le, Pai. O segundo lugar foi para a MS Carnes e o terceiro para o Brasa Delas.