Campo Grande Sábado, 18 de Maio de 2024



Cultura e Entretenimento Quarta-feira, 19 de Novembro de 2008, 18:26 - A | A

Quarta-feira, 19 de Novembro de 2008, 18h:26 - A | A

Evento \"Dia da Consciência Negra\" acontece Neste sábado

Da Redação

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul em parceria com a Coordenadoria de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial (CPPIR) e o Conselho Estadual dos Direitos do Negro de Mato Grosso do Sul (Cedine/MS), realizam no próximo sábado (22), o evento “Dia da Consciência Negra”, na praça Ari Coelho, a partir da 8h. A data é celebrada em 20 de novembro no Brasil na qual é comemorado o aniversário de morte do herói negro Zumbi dos Palmares que foi assassinado em 1695

São parceiros do evento a Secretaria de Governo (Segov), a Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), a Secretaria de Estado de Educação (Sed), a Secretaria de Estado de Saúde (Ses), o Conselho Municipal dos Direitos do Negro (CMDM), a Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte) e o Fórum Permanente das Entidades do Movimento Negro de Mato Grosso do Sul. Apóiam a comemoração o Fórum Nacional de Mulheres Negras (FNMN), o Coletivo de Mulheres Negras “Raimunda Luzia de Brito” e o Instituto Casa da Cultura Afro-brasileira (ICCAB).

“Com este evento a Fundação de Cultura faz homenagem à população afro-brasileira reconhecendo o legado de extrema importância à identidade cultural do país. Zumbi dos Palmares é um símbolo incontestável da luta dos afro-descendentes pela liberdade. O reconhecimento público de sua importância é necessário”, afirmou o diretor-presidente da FCMS, Américo Calheiros.

O objetivo do evento é sensibilizar a comunidade local sobre a participação ativa do povo negro brasileiro no combate a todas e quaisquer formas de discriminação e preconceito e ressaltar a importância do respeito e valorização da Cultura Negra.

“ O Dia da Consciência Negra é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira, que sofrem com a discriminação e o preconceito até nos dias atuais. Vinte de novembro é um marco para o movimento negro pois Zumbi há mais de 300 anos fez uma luta organizada em defesa do negro fugitivo, do branco pobre e do índio e fundou uma república socialista em Palmares. Homenageá-lo, para nós é muito importante para mudar a idéia imposta na sociedade de que o negro é preguiçoso. Nos inspiramos num negro guerreiro que lutou pela integridade do quilombo. Nesse dia iremos marcar a presença do negro na sociedade comemorando Zumbi dos Palmares”, concluiu Raimunda Luzia de Brito, coordenadora do Cppir.

Acompanhe a programação:

Abertura: 8 horas

8h 20: MÚSICA COM PRISCILA CORRÊA
Priscila é funcionária da SETAS/MS e acadêmica do curso de Radio e TV na UCDB.
Ela vai fará homenagem ao povo negro cantando Sorriso Negro de Ivone Lara.

8h25: CORAL DA FCMS
O Coral é integrado por funcionários da FCMS e apresentará músicas regionais e afro-brasileiras, homenageando a comunidade negra de Mato Grosso do Sul.

8h: CAPOEIRA - GRUPOS: FAROL DA PRAIA E MOVIMENTO CAPOEIRA.
O grupo de Capoeira Farol da Praia é liderado pelo mestre Serginho, que ministra aulas de capoeira no Centro Cultural José Octávio Guizzo. O grupo Movimento Capoeira é liderado pelo mestre Sorriso, que ministra aulas na concha acústica Helena Meireles.

9h: BANDA AFRO-BRASILEIRA MUKANDO KANDONGO
A banda Mukando Kandongo é um grupo de percussão e dança que pertence à Comunidade Negra Quilombola São João Batista, localizada no Bairro Santa Branca.

9h25: POETA RUBERVAL CUNHA
O poeta vai fazer a declamação de poesias em homenagem à cultura afro-brasileira e suas importantes figuras históricas.

9h35: GRUPO DE PAGODE KITAFEITO

10h35: GRUPO REGIONAL CELESTIALES.
O grupo Celestiales atende a um pedido da comunidade negra e apresenta suas músicas para valorizar suas raízes regionais dos negros do estado.

(Com assessoria)
.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS