Celebrando a amizade e a colaboração artística, os bailarinos Renata Leoni e Marcos Mattos apresentam nesta sexta-feira (15), em Campo Grande, o projeto “Desenho do Tempo – Danças para mais de 60”, que inclui oficina e espetáculo voltados para pessoas acima de 60 anos e suas redes de apoio. A iniciativa conta com incentivo do Fundo de Investimentos Culturais de Mato Grosso do Sul (FIC), da Fundação de Cultura de MS e do Governo do Estado.
Às 14h, no Sesc Camilo Boni (sala TSPI 60+), acontece a oficina “Tempos de Dança”, conduzida por Soraya Portela, pesquisadora piauiense que desde 2011 desenvolve práticas de movimento com senhoras acima de 60 anos. “Não é necessário inscrição prévia, basta comparecer no horário programado”, informam os organizadores.
Já às 19h, na Casa de Cultura, Renata e Marcos sobem ao palco para apresentar o espetáculo “Desenho do Tempo”, seguido de bate-papo com a plateia. A criação contou com a colaboração da coreógrafa carioca Esther Weitzman, que resume o trabalho como “fruto de muito afeto e conexão entre seres que formam uma parceria muito especial e que nos ensinam que afeto e respeito de um indivíduo a outro reluz e é isso que nos faz melhorar até o fim de nossas vidas”.
A proposta é provocar reflexões sobre envelhecimento, identidade e memória como pontos de partida para a criação em dança. A apresentação contará com audiodescrição, intérprete de Libras e espaço acessível para pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida.
Trajetória dos artistas
Renata Leoni, 62 anos, iniciou no ballet e passou por danças modernas e contemporâneas, com interesse atual na improvisação. Atuou no Pantanaliadança e na Ginga Cia de Dança e integra o Conectivo Corpomancia.
Marcos Mattos, 40 anos, vem das danças urbanas e dirigiu a Cia Dançurbana de 2002 a 2023. Hoje atua na Associação Arado Cultural e também faz parte do Conectivo Corpomancia. Os dois se aproximaram durante uma pós-graduação na Universidade Católica Dom Bosco (2008-2010) e mantêm mais de uma década de parcerias artísticas.
Serviço
Oficina “Tempos de Dança”: sexta-feira (15), às 14h, no Sesc Camilo Boni (avenida Afonso Pena, 3.469, sala TSPI 60+).
Espetáculo “Desenho do Tempo” + bate-papo: sexta-feira (15), às 19h, na Casa de Cultura (avenida Afonso Pena, 2.270, centro).
Atividades gratuitas. Mais informações: Instagram @desenhodotempo.